Perto de 90 atletas no Encontro de Remo Indoor do CEERDL

0
854

Decorreu no passado dia 4 de Maio a 18ª edição do Encontro de Remo Adaptado do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, no Pavilhão da Mata. Cerca de 90 atletas participaram, mas o convívio estendeu-se a cerca de 120.
Além das Caldas, vieram de Soure, Lourinhã, Santarém, Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós. Antes de realizaram as suas provas de remo indoor adaptado, puderam fazer zumba com uma instrutora do ginásio Oxygénio.

Foi uma manhã de convívio salutar, que proporcionou muitos momentos de boa disposição aos participantes.
Durante as provas, realizadas em mangas de seis remadores, mas nas quais cada atleta competia sobretudo contra si próprio, todos receberam medalhas e as instituições receberam troféus de participação.
“Esta iniciativa é importante para nós e para os jovens, que estão felizes por cá estarem e fazerem esta demonstração desportiva”, disse Maria João Domingos, directora do CEERDL à Gazeta das Caldas.
A mensagem que o CEERDL pretende fazer passar com esta organização desportiva para pessoas com deficiência intelectual é que o desporto “é para todos e cada federação pode fazer adaptações às suas modalidades para serem praticadas por todos”, acrescentou.
Os atletas cumpriram as suas provas sempre com muito empenho e entusiasmo, dando o melhor de si durante o tempo de prova. Maria João Domingos sublinha que esta é a principal lição que tem tirado desde que trabalha na instituição. “Empenham-se em fazer o melhor de que são capazes, assim todos fizéssemos da mesma maneira…”
A iniciativa teve o apoio da Câmara das Caldas e da Federação Portuguesa de Remo, que forneceu as máquinas e o sistema de cronometragem, que permitiu, pela primeira vez, acompanhar num ecrã, em tempo real, as distâncias percorridas pelos participantes.
A acção contou ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Badminton, que proporcionou aos participantes experimentarem a modalidade. Os alunos de desporto da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro também deram apoio à iniciativa, e também a empresa caldense Transwhite, que patrocinou os prémios e as t-shirts.
No mesmo dia iniciou-se a campanha 2017 do Pirilampo Mágico, cujos artigos já estão à venda, que acabou por ser uma feliz coincidência. Maria João Domingos lembrou que “eu sou pela inclusão, pela igualdade de oportunidades para todos, é como se devia ler a mensagem de adquirir um Pirilampo”.