Quinta-feira, 15 _ Janeiro _ 2026, 4:49
- publicidade -
Início“Alfeizerão Social” fornece apoio no transporte a idosos da freguesia

“Alfeizerão Social” fornece apoio no transporte a idosos da freguesia

-

Projecto da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão tem colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian e decorre até ao final deste ano. Serviço de transporte acompanhado pretende apoiar habitantes da freguesia a ir às compras, à farmácia ou na deslocação ao médico. Um motorista e dois funcionários da instituição acompanham os idosos nas deslocações.

A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão lançou, na semana passada, o projecto “Alfeizerão Social”, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, que visa prestar apoio aos idosos da freguesia que necessitem de apoio para irem à farmácia, ao médico ou às compras.
Este serviço de transporte acompanhado está em vigor até ao final do ano e coloca à disposição dos interessados um motorista e dois funcionários da entidade, todos os dias úteis, das 9h00 às 17h00.
O serviço é restrito à freguesia, mas os utentes que necessitem de ir ao Centro de Saúde de São Martinho do Porto têm o transporte assegurado, bem como os utentes que se desloquem em cadeira de rodas.
Nesta fase, as pessoas “estão mais isoladas e têm mais dificuldade para se deslocarem”, pelo que a Misericórdia de Alfeizerão decidiu “prestar-lhes um apoio extraordinário”, explica Cláudia Santos, diretora-técnica da instituição.
O projecto prevê dois tipos de transporte acompanhado: “Podemos levar os idosos onde necessitem ou, em alternativa, fazermos nós as compras e realizamos a entrega em casa.”

Voluntários apoiam instituição

Em meados de Março, poucas semanas depois do início da pandemia, a Misericórdia de Alfeizerão viu-se a braços com dificuldades nos recursos humanos, tendo decidido solicitar ajuda junto da comunidade. Dezenas de colaboradores foram “recrutados” em trabalho voluntário e, depois, contratados com apoio do IEFP. Um auxílio que chegou “em boa hora”, nota Cláudia Santos.
“Recorremos muito precocemente à ajuda de voluntários, mas entretanto surgiu medida do IEFP, que permitiu a entrada de mais colaboradores. Um pequeno gesto consegue, por vezes, fazer grande diferença”, frisa a dirigente, deixando um “agradecimento” a quem “trabalhou e ainda trabalha em prol dos utentes”.
No entender da diretora-técnica da Santa Casa, que chegou a Alfeizerão há pouco mais de um ano, os desafios colocados pela Covid-19 “têm sido superados”, sobretudo devido à capacidade de trabalho de dirigentes e funcionários. A instituição “já tinha uma estrutura montada e uma forma de funcionar própria”, mas “sem o apoio da Mesa Administrativa e dos recursos humanos não teria sido possível superar estas contrariedades”, nota Cláudia Santos, que dirige uma equipa de meia centena de trabalhadores e presta serviços a mais de uma centena de utentes nas várias valências.

Testes até fim do mês

Entretanto, a Misericórdia de Alfeizerão está a aguardar a marcação dos testes à Covid-19, que, segundo a Câmara de Alcobaça, deverão ocorrer em todas as IPSS do concelho até ao final do mês.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.