Abriu há pouco mais de um mês, localiza-se no nº 22 da Rua Coronel Soeiro de Brito (próxima do terminal rodoviário) e chama-se BIO’s – Mercado Biológico. Esta é uma típica mercearia, mas que se dedica à venda exclusiva de produtos biológicos. O estabelecimento é do casal Susana Rodrigues e Pedro Alves, produtores de Pêra Rocha no Painho (Cadaval).
“Já há algum tempo que tínhamos vontade de investir noutro negócio, dar início a um projecto só nosso e que ficasse em família”, contou Susana Rodrigues, realçando que também foram influenciados por uma familiar próxima que lhes sugeriu que apostassem neste sector em crescimento.
Antes de abrir as portas ao público, o casal participou na Feira dos Frutos, com os objectivos de divulgar a sua marca e perceber quais os produtos mais procurados pelo consumidor. Foi neste evento que deram conta que há um leque considerável de pessoas que, além dos alimentos biológicos, também procura o rótulo “sem glúten”. Por este motivo, Susana Rodrigues e Pedro Alves não conseguiram cumprir a 100% uma das premissas que tinham definido logo ao início: apenas comercializar produtos “made in Portugal”. “É que ao nível da produção biológica, há já uma grande oferta no nosso país, mas o mesmo não acontece com os alimentos sem glúten”, explicou a gerente, que é actualmente a única funcionária da mercearia.
Na BIO’s, os produtos em destaque são as frutas e os legumes frescos. A maioria é fornecido por produtores locais, todos eles certificados. Aqui também encontramos iogurtes (incluindo sem lactose), pão, biscoitos, empadas, pizzas e hambúrgueres, farinhas, leite, azeitonas, enlatados (como atum, sardinhas e cavala), azeite, leguminosas, fruta desidratada, ervas aromáticas e chás, produtos de charcutaria e compotas. Dentro da loja, só há três artigos que não cumprem os critérios da produção biológica, mas que são comercializados pois são considerados saudáveis (as gomas da DoctorGummy, o puré de frutas da Cooperfrutas e as bolachas da Gramas com Sabor). Assim que o estabelecimento obtiver certificação que comprova a sua especialização em produtos biológicos, estes artigos terão que sair das prateleiras.
Num balanço do primeiro mês de abertura, Susana Rodrigues identifica os vários tipos de clientes que tem tido. Há quem compre por questões de saúde (pessoas recomendadas pelos médicos a praticarem uma alimentação isenta de químicos), há jovens mães, vegans e também consumidores que se dirigem à mercearia apenas porque reconhecem-lhe qualidade. “Estes últimos são aqueles que estamos empenhados em conquistar, porque os outros vêm cá por necessidade, estes é mais por opção”, sublinhou.
A BIO’s – Mercado Biológico está aberta de segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00 e aos sábados e feriados até às 15h00. Para o início de Dezembro (à partida no primeiro sábado desse mês) prevê-se a realização de uma degustação de crepes com uma das marcas de compotas de frutas que ali são comercializadas.
O casal não quis revelar o valor deste investimento.