Caldense Daniela Ramos abre atelier de joalharia

0
1005
Gazeta das Caldas -
Daniela Ramos formou-se na ESAD e lançou a sua marca

A caldense Daniela Ramos abriu recentemente o seu atelier de joalharia na rua Dr. Júlio Lopes. A agora empresária formou-se em Design e Produto na ESAD em 2011 e fez vários workshops nesta área. Depois criou a sua marca própria, a DR, mas não avançou logo e adiou por algum tempo o sonho de começar a trabalhar. Desempenhou funções de atendimento ao público numa ourivesaria e, em Setembro, lançou-se no mundo empresarial.
Define o seu registo enquanto joalheira como “minimalista, geométrico, limpo e simples” e afirma que procura acabamentos de qualidade. “As pessoas dão um valor pela jóia, que muitas vezes não é barato, e por isso têm de ser bem servidas”. Nas peças de autor os preços começam nos 110 euros e vão até aos 400 euros, mas na loja há peças a partir dos cinco euros. “Temos ofertas para homem, mulher e crianças e para todas as carteiras”, afirmou.

Um dos serviços mais importantes neste atelier são as alianças personalizadas. O processo começa com uma entrevista à porta fechada com os dois noivos. Procura criar “alianças fora do tradicional e que, sobretudo, traduzam a história dos noivos”.
Além das jóias, também vende relógios, faz gravação (em metais, madeira ou plástico) e arranjos de relojoaria e joalharia.
As jóias personalizadas demoram cerca de três meses a ser criadas e produzidas, mas depois ainda têm que ir para contrastação na Casa da Moeda, o que pode levar uma ou duas semanas.
Daniela Ramos procurou uma loja no centro da cidade e encontrou o espaço ideal no rés-do-chão de um edifício em azulejo vermelho, numa rua pedonal entre a Praça da Fruta e a Rua Heróis da Grande Guerra.
“Queria que o espaço fosse no centro da cidade”, afirmou a agora empresária, notando que “as Caldas já esteve bastante parada, mas nos últimos meses vive uma boa fase, muito pelos grandes eventos”. A proximidade com a Praça da Fruta também se nota e o maior movimento regista-se ao sábado de manhã.
Quanto ao espaço da loja, referiu que “tem uma área muito interessante”, que permite ter as áreas de criação, de produção e de atendimento e venda bem definidas. Foi necessário deitar abaixo uma parede para ter maior espaço de atendimento e criadas duas novas paredes, além das pinturas. A decoração foi pensada pela própria designer, que procurou que a loja tivesse um ar de atelier e não de ourivesaria convencional. Para tal, contribui a vidraça que mostra as oficinas e a própria fachada do edifício.
Este espaço também permite a realização de eventos como workshops (cujo primeiro é amanhã, 13 de Outubro, às 12h00, com Ana Raquel Neto. Custa 15 euros) e debates.
A empresária, que criou dois postos de trabalho (o próprio e outro), não revelou o montante investido. Explicou que burocraticamente não foi fácil abrir o espaço, porque é uma área que requer muitas licenças e porque “estamos no país dos papéis”.
A DR – Daniela Ramos Jewellery Design localiza-se na Rua Dr. Júlio Lopes, nº 7 e 9 e está aberta de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00. Aos sábados abre às 10h00 e fecha às 13h00.