Lançada a loja virtual Caldas Gift Shop

0
760

A promoção e venda de artigos regionais, com especial destaque para a tradição fálica caldense, é o principal objectivo da loja on-line “Caldas Gift Shop”, que foi apresentada oficialmente na passada sexta-feira, 22 de Fevereiro, no restaurante Pachá.
A loja, acessível no endereço caldasgiftshop.com, já tinha sido apresentada em Novembro no Centro Cultural Casapiano em Lisboa, mas o mentor desta ideia, Jacinto Gameiro, proprietário do empreendimento de turismo rural Casal da Eira Branca, fez questão de juntar algumas pessoas para divulgar o projecto nesta cidade.
Desde que está online a loja já fez algumas vendas, num valor aproximado dos 3.000 euros. A maior parte das vendas fizeram-se durante a época natalícia. A distribuição é feita por correio, mas muitas vezes os interessados deslocam-se directamente ao Casal da Eira Branca para adquirir as peças.
Sem a pretensão do lucro imediato, e depois de um investimento de cerca de 3.000 euros, o empresário pretende que a loja se expanda. “Seria bom que a loja se tornasse autónoma financeiramente”, disse, explicando que o objectivo é também divulgar os seus empreendimentos turísticos.

Actualmente a maior parte dos produtos são em cerâmica de artistas caldenses: Carlos Enxuto, Mário Reis, Ivo Ximenes Correia e Vítor Reis. Há também uma secção exclusivamente dedicada à tradição fálica com peças de vários ceramistas e da Confraria do Príapo. “São peças que têm uma leitura contemporânea, mas que apelam a uma marca que é das Caldas”, referiu Jacinto Gameiro.
O site tem ainda disponíveis ilustrações de Sónia Matos, cabazes da Portugal Heart (um projecto com sede nas Caldas) vinhos da região e azeite.
No entanto, Jacinto Gameiro explicou que estão disponíveis para vender pela Internet outros produtos. O empresário salientou que, através dos seus empreendimentos turísticos nas Caldas e em Óbidos (onde possui uma guest house), faz muitos contactos com turistas estrangeiros e aproveita assim para divulgar os produtos da região. O mesmo acontece quando se desloca a feiras de turismo, nacionais e internacionais.
“Os turistas não vêm dormir a um local só pelas instalações. Procuram o que existe numa determinada região” e daí a importância de proporcionar outras experiências.
Desde que se instalou nas Caldas, em 2009, Jacinto Gameiro tem promovido parcerias com empresas e artistas, de forma a divulgar em conjunto um destino turístico. Em Abril quer juntar empresários caldenses para se deslocar a uma feira de turismo e de lazer em Madrid a fim de promover a região.
Na sessão de apresentação houve um momento de convívio com petiscos, música com o fadista João Chora e poesia malandra dita pelo actor José Ramalho. A antropóloga Teresa Perdigão falou sobre a tradição fálica. Foi ainda apresentada uma guitarra transformada por Orlando Trindade, alusiva ao tema da malandrice.
O presidente da Confraria do Priapo, Edgar Ximenes, elogiou a criação desta loja virtual, e lamentou que não houvesse um melhor aproveitamento desta tradição como uma marca das Caldas. “Isto é uma mina de ouro para as Caldas da Rainha”, considera.