A marca bombarralense Sidrada lançou uma oferta turística pioneira na zona Centro de Portugal. Trata-se de provas de sidras e espumantes de sidra nos pomares de maçã e pera rocha situados na vila do Bombarral.
Nestas visitas guiadas de hora e meia aos pomares são explicadas todas as etapas da fabricação das sidras artesanais e 100% naturais da Sidrada, desde a plantação das árvores, aos tratamentos, colheita e a transformação do fruto nas bebidas.
Liliana Nobrega, responsável pela comunicação da marca, conta que o objectivo da iniciativa é “mostrar de onde vem a sidra, uma vez que as pessoas estão hoje distanciadas dos alimentos que consomem, não conseguem perceber a origem”. “Temos a vantagem de ter os pomares e de acompanhar todo o processo”, nota.
A experiência inclui a explicação das diferenças entre as diversas sidras e ainda a degustação das três variedades que a marca tem actualmente no mercado – Royal Gala, Três Maçãs e Pera Rocha do Oeste – assim como o espumante de sidra. “Além disso, poder explicar o processo de produção da sidra, ou vinho de maçã como muitas pessoas também lhe chamam, é um desafio extraordinário”, refere Liliana Nóbrega.
As visitas podem ser marcadas no site da marca (sidrada.pt), ou através do programa de vouchers Odisseias, que têm validade de dois anos. O custo varia entre os 15 e os 20 euros.
Liliana Nóbrega adianta que o programa, que está a dar os primeiros passos, tem uma primeira fase nos meses de Agosto e Setembro, que são de maior azáfama no pomar em nos quais as árvores estão carregadas de frutos, mas será para manter ao longo do ano.
O produto turístico da Sidrada é vendido por si, mas Liliana Nóbrega realça que estão já estabelecidas parcerias, tanto ao nível de estadia, com unidades de alojamento local, como com outros produtores e promotores de outros tipos de actividades. “A ideia é trabalhar em rede para diversificar a oferta turística da região e a sua qualidade”, observa.
Desta forma, o turismo associado à sidra, “que funciona muito bem no estrangeiro”, é visto como mais uma actividade que a região tem para oferecer. “Numa altura em que o nosso turismo está em decréscimo, queremos ser mais uma forma de divulgar o Bombarral e os destinos dos concelhos limítrofes”, acrescenta.
A CAMINHO DO DESPERDÍCIO ZERO
Criada em 2017 por Nuno Clímaco e Liliana Nóbrega, a Sidrada é uma marca que utiliza apenas fruta fermentada, totalmente produzida no Bombarral, através da produção da família já em terceira geração.
O produto surgiu como forma diferenciada de aproveitar fruta de qualidade que seria desperdiçada pelo facto de não ter os padrões normalizados de consumo das grandes superfícies, devido ao formato ou cor. O objectivo da marca é tornar-se a “Zero Waste Cider” made in Portugal.
No ano passado, a Sidrada produziu 5000 litros de sidra. Este ano, este valor será mantido devido às contingências que a pandemia de covid-19 criou nos mercados. “Queríamos aumentar, mas vamos esperar pelo próximo ano para o fazer”, adianta Liliana Nóbrega.
Já em termos comerciais, a marca tem-se desenvolvido de forma positiva, de acordo com as perspectivas dos produtores. “Temos apostado bastante na divulgação”, garantem. O crescimento apoia-se tanto ao nível da distribuição no Oeste, com a presença em mais locais de venda, como a nível nacional. “Também temos apostado no estrangeiro, enviamos amostras para mostrar que existe sidra em Portugal, num esforço de reconhecimento e valorização do Oeste como uma zona de sidra”, acrescenta.
O negócio teve também um desenvolvimento online nesta fase de confinamento. Através da loja online, a marca vende para todo o país, ilhas incluídas.
Do plano de desenvolvimento faz ainda parte o lançamento de um novo produto, sempre com ligação ao Oeste, que será divulgado em breve.