A Comissão Europeia adota o Programa de Trabalho para o período 2016-17 para o Horizonte 2020

0
474

A Comissão Europeia aprovou a 13 de outubro o Programa de Trabalho do Horizonte 2020 para o período 2016-17 e com o qual investirá quase 16 mil milhões de euros em investigação e inovação nos próximos dois anos. O Horizonte 2020 é o instrumento da União Europeia para o financiamento da investigação e da inovação, essencial para contribuir para o aumento da competitividade e para impulsionar o emprego na Europa.
“A investigação e a inovação constituem os motores do progresso da Europa e são essenciais para fazermos face aos novos desafios prementes com que nos confrontamos hoje”, afirma Carlos Moedas, Comissário da Investigação, Ciência e Inovação. “Ao longo dos próximos dois anos, 16 mil milhões de EUR, provenientes do Programa-Quadro Horizonte 2020, darão apoio aos esforços científicos de topo na Europa, fazendo a diferença para a vida dos cidadãos.”
As novas oportunidades de financiamento oferecidas pelo Programa de Trabalho estão em sintonia com as prioridades políticas da Comissão do presidente Jean-Claude Juncker e prestarão um contributo significativo para o Pacote para o Emprego, o Crescimento e o Investimento, para o Mercado Único Digital, para a União da Energia e política de alterações climáticas, para o reforço do setor industrial no Mercado Interno e para converter a Europa num interveniente mais forte no palco mundial.
O novo Programa de Trabalho tem como objetivo melhorar o impacto do financiamento do Horizonte 2020. Irá assegurar a disponibilização de um maior volume de fundos para as empresas inovadoras, graças às novas possibilidades de alavancagem apoiadas pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), para além de um montante superior a 740 milhões de euros destinados a apoiar atividades de investigação e inovação em cerca de 2000 pequenas e médias empresas (PME).
O programa apoiará uma série de iniciativas transversais, entre as quais: a modernização da indústria transformadora europeia (mil milhões de euros); a Indústria 2020 na Economia Circular (670 milhões de euros) para o desenvolvimento de economias fortes e sustentáveis; e as Cidades Inteligentes e Sustentáveis (232 milhões de euros) para a melhor integração dos aspetos relacionados com a proteção do ambiente, os transportes, a energia e as redes digitais nos ambientes urbanos da UE.
Além disso, serão disponibilizados pelo menos 8 milhões de euros para financiamento à investigação no domínio da segurança das fronteiras externas; 27 milhões de euros para as novas tecnologias endereçadas à prevenção do crime e do terrorismo, bem como 15 milhões de euros para a investigação sobre a origem e o impacto dos fluxos migratórios na Europa.
Encontre as oportunidades de financiamento dos programas europeus no Portal do Participante Horizonte 2020 em ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/home.html
Para conhecer o perfil de Portugal no âmbito do Horizonte 2020: ec.europa.eu/research/horizon2020/index_en.cfm?pg=country-profiles-detail&ctry=portugal

Representação da Comissão Europeia em Portugal