A propósito do dia mundial do AVC

0
214

Alexandre Pinheiro Coelho
médico interno de Medicina Geral e Familiar

No próximo dia 29 de outubro celebra-se mundialmente o dia do Acidente Vascular Cerebral. Este é um problema real e dramático. Segundo os dados do INEM no ano de 2021, 5816 casos foram considerados suspeitos de AVC traduzindo-se em 16 casos por dia.
O AVC é uma doença súbita que afeta uma zona limitada do cérebro, podendo esta ser causada pela paragem de fornecimento de sangue ou a rutura de uma artéria cerebral podendo levar a lesões cerebrais com consequências como morte ou limitações funcionais para o resto da vida.
Os AVCs são uma emergência médica que requerem tratamento imediato. A Soci-edade Portuguesa do AVC relembra ‘‘Tempo é Cérebro’’ por isso não se esqueça, no AVC – A Velocidade Compensa.
Os AVCs têm tratamento mas nem sempre se consegue impedir as sequelas. A prevenção é o melhor remédio.
É na prevenção que pode contribuir e fazer a diferença. Os fatores de risco levam à maior probabilidade de ter um AVC e é nestes que podemos intervir ativamente. O sedentarismo, a obesidade, o tabagismo, a diabetes mellitus, a hipertensão arterial, o colesterol elevado e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são exemplos.
Medidas simples como exercício regular (30 minutos por dia), diminuição do consumo de sal, uma alimentação saudável e quando necessário a toma de medicação para o controlo da hipertensão, colesterol e diabetes estará a contribuir ativamente para melhorar a sua qualidade de vida e ao mesmo tempo prevenir os AVC’s.
Deve prestar atenção aos sinais e sintomas de alarme que geralmente são de início súbito. O desvio da Face (boca para o lado), a dificuldade na Fala (ou sorrir) e a falta de Força são alertas para ligar imediatamente para o INEM (112).
A prevenção começa por si, contribua para melhorar a sua qualidade de vida e ao mesmo tempo ser capaz de poder fazer a diferença no salvamento de vidas.