Desvantagens do uso do sal

0
1700

O sal consumido por todos nós na alimentação do dia-a-dia tem funções importantes no nosso organismo, mas quando usado em demasia é muito prejudicial, sendo maiores as desvantagens do que as vantagens do seu uso.
O excesso de sódio provoca retenção de líquidos, o que aumenta o volume dos mesmos a circularem no nosso organismo e aumenta a pressão sanguínea, elevando assim o risco de contrair problemas de saúde como a hipertensão arterial.
O controlo frequente da pressão arterial recorrendo à ajuda de um profissional de saúde especializado é fundamental e é a melhor maneira de despistar e controlar o aparecimento da hipertensão arterial, que é cada vez mais frequente na nossa população.
A hipertensão arterial é uma doença crónica que, quando não é controlada, aumenta a predisposição para a ocorrência de eventos fatais como o AVC (acidente vascular cerebral) e o EAM (enfarte agudo do miocárdio).
Para além da hipertensão arterial, o excesso de sódio está também associado ao aparecimento de outras doenças como cancro do estômago, asma e problemas renais e ultimamente descobriu-se que também está relacionado com o aumento da perda óssea e com o aparecimento e/ou agravamento de doenças autoimunes.
Apesar das desvantagens do uso do sal, este é necessário para a regulação da água, para a contração muscular, funcionamento cerebral e para o controlo do ritmo cardíaco, sendo assim necessário o equilíbrio entre o seu consumo e o seu desuso!
O corpo humano normalmente necessita de muito pouco sal, cerca de 2.5 a 5.0g por dia, quantidade que está geralmente presente nos próprios alimentos que consumimos. Em Portugal, em média, cada pessoa ingere cerca 2 a 3 vezes mais sal do que devia, o que representa muitos efeitos adversos para a pessoa!
Consumir alimentos sem sal pode parecer difícil a princípio, quando as células do paladar não estão ajustadas ao sabor menos intenso, mas a utilização de substitutos do sal facilita essa adaptação que acaba por acontecer em algumas semanas.
Alternativas à utilização do sal, por Ana benedito – Farmácia Caldense
Se abrirmos um livro de receitas, o sal é um ingrediente omnipresente. Ao incorporá-lo na nossa alimentação diária, habituamo-nos ao seu paladar e dificilmente pensamos em alternativas. No entanto, hoje em dia não tem de ser assim!
Existem várias alternativas à utilização do sal que conferem sabor idêntico (ou ainda melhor!) como por exemplo:

– utilização de ervas aromáticas como o alecrim, cebolinho, coentros, gengibre, hortelã, manjericão, orégãos, salsa e tomilho;
– utilização de alimentos que conferem um sabor mais intenso aos alimentos como o alho, limão e cebola;
– utilização de substitutos do sal que não têm sódio.

E para comPROVAR que consegue fazer pratos deliciosos experimente Bonsalt ou outro substituto do sal sem sódio, e partilhe connosco!

Marta Matias
Farmácia Santa Catarina
geral@correiarosa.pt