CDU quer eleger três eurodeputados e aposta numa campanha de proximidade

0
368

Fd1-candidatoJoão Delgado, de 36 anos e natural da Nazaré, integra as listas da CDU ao Parlamento Europeu e fez a sua apresentação pública nas Caldas da Rainha, a 9 de Abril.
Nas próximas eleições de 25 de Maio a CDU pretende reforçar a sua posição em Bruxelas, elegendo um terceiro deputado, e aposta para isso numa campanha de proximidade onde pretende ouvir os problemas e anseios das pessoas.

Licenciado em Artes Plásticas pela ESAD, dirigente da Mútua dos Pescadores e pescador de profissão, João Delgado está empenhado em contribuir para que a CDU tenha um resultado histórico nas próximas eleições europeias. “É necessário porque muito do que se abate sobre o país é decidido em Bruxelas e importa alterar as politicas e a correlação de forças no Parlamento Europeu”, defendeu na conferência de imprensa, que decorreu nas Caldas.
O dirigente comunista criticou as políticas do PS, PSD e CDS-PP, que colocaram o país em recessão económica e defendeu que as próximas eleições deverão ser uma “copiosa e inequívoca” demonstração dos eleitores de “repúdio e condenação” dessas políticas de sujeição de Bruxelas.
O candidato, que vai na lista em suplente, lembrou que a CDU desde cedo avisou que o “embate desprotegido da economia nacional com outras mais fortes levaria a uma profunda debilitação do aparelho produtivo nacional”, defendendo um rumo alternativo. Na sua opinião, este deverá passar pela subordinação do poder económico ao político e a “afirmação do Estado como estrutura determinante e referencial na economia”.
A CDU defende também o reforço dos serviços públicos, o direito dos trabalhadores e a implementação de medidas de combate à pobreza e exclusão social.
A nível regional, os comunistas defendem a modernização da Linha do Oeste e a despoluição da bacia do Liz, prometendo bater-se por financiamentos europeus para a sua concretização.
Sérgio Silva, economista e especialista em assuntos de desenvolvimento local e regional, é o mandatário distrital da CDU. Na apresentação da campanha disse que é preciso falar do país e do distrito, defendendo os trabalhadores e as empresas.
Ao nível da saúde, disse que é preciso chamar a atenção para o que se passa nos hospitais do sul do distrito e falou também do Hospital Termal, lembrando a sua história e importância, e defendendo que este deve permanecer na esfera pública.
Quanto à educação insurgiu-se contra a “voragem privatizadora” que há neste sector.
“Vamos estar em contacto com o povo”, disse, acrescentando que vão apostar na proximidade para discutir os assuntos. O mandatário também apelou ao voto, “para dizer que há alternativas e reforçar a CDU com mais representação”.
Na sua opinião, estas eleições têm que ser um contributo para a mudança, “particularmente no momento em que as forças do fascismo estão em ascenso na Europa”, alertou.
O primeiro candidato da lista é João Ferreira, biólogo, vereador na Câmara de Lisboa e eurodeputado. Em número dois figura a também eurodeputada e socióloga Inês Zuber, seguida de Miguel Viegas, professor universitário.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

Almoço do 25 de Abril

A CDU realiza amanhã, 25 de Abril, pelas 13h00, no restaurante “Paraíso”, o almoço comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril. Estará presente no encontro o oficial pára-quedista António Várzea, que foi um dos militares de Abril.
F.F.