Jovens vão manifestar-se nas Caldas da Rainha

0
545

O largo do Hospital vai receber este sábado à tarde, 11 de Maio, a partir das 15h00, uma manifestação organizada pelo movimento “Jovens em Luta”.

“Pretendemos fazer uma manifestação pacífica que englobe todos os sectores sociais. O que pretendemos desta manifestação, é não permitir mais o roubo e o desprezo pelos nossos direitos”, explicaram os organizadores numa conferência de imprensa na passada segunda-feira, 6 de Maio.

André Santos, Flávia Santos e Patrícia Pataco fazem parte de um grupo que se constituiu recentemente na sequência dos protestos organizados pelo movimento “Que se Lixe a Troika”, tendo participado na manifestação de 2 de Março nas Caldas da Rainha. Os jovens têm contado também com o apoio de alguns elementos do BE das Caldas.

“Decidimos fazer uma manifestação mais dirigida aos jovens porque achamos que estes estão pouco activos, embora sejam os mais prejudicados pela austeridade em Portugal”, referiu Patrícia Pataco

“Indigna-nos a forma como este (des)governo trata os desempregados, os licenciados e todos aqueles que mais precisam de apoio”, está escrito no manifesto que estão a distribuir para a divulgação do protesto.

Os organizadores criticam ainda o valor elevado das propinas que tem afastado muitos jovens do ensino superior.

Vão também manifestar-se contra “o brutal aumento das taxas moderadoras, o roubo nas pensões, o vergonhoso aumento das rendas, as propinas do ensino superior, os mega agrupamentos, e os direitos dos alunos e professores”.

Outra questão que abordam é a “dos colégios privados subsidiados com dinheiro dos contribuintes”.

Segundo Patrícia Pataco, a organização tem estado em contacto com as associações de estudantes das escolas secundárias e profissionais, e da ESAD, para conseguirem o maior número de participantes possível. Fazem também um apelo a todos os jovens e professores que participem, assim como todos os que se queiram unir neste protesto.

Estão previstas várias intervenções de professores e jovens durante a manifestação. P.A.