Maria do Rosário Ladeira integra senado do CDS-PP

0
1044
Maria do Rosário Ladeira fotografada nas instalações da antiga F. A. Caiado onde fez grande parte da sua vida profissional | Carlos Cipriano

A caldense Maria do Rosário Ladeira foi uma das personalidades ligadas ao CDS-PP convidadas a integrar o senado daquele partido, um órgão que desde 2007 não funcionava e foi agora reactivado.

O renascer do senado deu-se durante o 27º congresso do CDS-PP, que decorreu em Lamego nos dias 10 e 11 de Março. Criado em 2003 por Paulo Portas, e agora reactivado por Assunção Cristas, o senado é um órgão consultivo que dá parecer obrigatório sobre temas como a revisão do programa do partido ou da Constituição, tendo nele assento os fundadores, ex-presidentes do partido e outras personalidades que sejam filiadas. De acordo com os estatutos, cabe a este órgão dar parecer obrigatório sobre projectos de revisão do programa do partido, filiação do partido em organizações internacionais, apreciação das questões de responsabilidade política que se coloquem a titulares de cargos públicos eleitos pelo partido e projectos de revisão constitucional apresentados pelo CDS. Poderá também dar parecer sobre coligações pré-eleitorais em eleições nacionais, indicação de nomes para o Conselho de Estado, matérias relevantes da política externa, de defesa, de segurança interna e de justiça.
À Gazeta das Caldas, Maria do Rosário Ladeira mostrou a sua satisfação por ter sido convidada a integrar este órgão. “É o reconhecimento do trabalho desenvolvido durante 40 anos, sem interesse da minha parte por cargos políticos remunerados”, disse.
A ligação de Maria do Rosário Ladeira ao CDS-PP começou após o 25 de Abril de 1974 e como resposta ao saneamento de que foi alvo na empresa F. A. Caiado durante o PREC (Processo Revolucionário em Curso). Inscreveu-se no CDS, foi uma militante activa e chegou a secretária da concelhia, mas nunca foi presidente da concelhia. “É que eu só sei fazer as coisas bem feitas porque sou vaidosa e gosto de brilhar naquilo que sou boa. Por isso, embora pudesse ter sido presidente do partido aqui nas Caldas, eu nunca aceitei”, referia na rubrica Re-encontro, publicada na Gazeta das Caldas em 2016.
Maria do Rosário Ladeira integrou a Assembleia de Freguesia das Caldas da Rainha nos anos oitenta quando Paiva e Sousa (CDS) foi presidente da Câmara e actualmente continua a manter actividade no partido.