Novo executivo de Óbidos tem 130 medidas para cumprir nos próximos quatro anos

0
908
Gazeta das Caldas
Os novos elementos da Câmara e Assembleia Municipal de Óbidos |Fátima Ferreira

Os 35 elementos que compõem os órgãos autárquicos em Óbidos nos próximos quatro anos tomaram posse no passado dia 21 de Outubro. O reeleito presidente da Câmara, Humberto Marques, disse que está a preparar para este mandato 130 medidas, divididas em várias áreas, com o objectivo de promover a coesão territorial.
Durante o seu discurso, Humberto Marques defendeu uma comunidade intermunicipal com uma liderança forte, que seja capaz de reivindicar junto da tutela, por exemplo, as obras necessárias ao hospital das Caldas.

A Câmara de Óbidos tem uma agenda com mais de 130 medidas para cumprir nos próximos quatro anos, disse o recém-empossado presidente da Câmara, Humberto Marques, na tarde de 21 de Outubro. O autarca defendeu a criação de riqueza e de postos de trabalho como forma de coesão territorial, pelo que pretende continuar a captar investimento para o concelho, “sempre com equilíbrios e exigências”. Os recursos endógenos merecem-lhe um olhar atento, desde logo o sector agrícola, com os produtores a terem necessidade de aumentar os seus rendimentos.
Referindo-se ao turismo, diz que a autarquia tem a obrigação de “não adormecer à sombra de uma marca” e de fazer muito mais pelo sector, que tem “efeitos colaterais” noutras áreas de actividade económica. Humberto Marques quer que o concelho tire partido da proximidade a Lisboa para se afirmar como “destino único” e a partir dali ter ofertas para Norte e Sul do país.
Defendeu também que a Lagoa pode ser potenciada. Além de manter a pressão junto da administração central para a segunda fase das dragagens, é também necessário ter em atenção a implementação do novo plano de Ordenamento da Orla Costeira, onde estão previstos investimentos como a criação de bivalves.
Humberto Marques falou da necessidade de fixar empresas e talentos de base tecnológica e da ligação em rede com outras cidades europeias a partir da ciência e tecnologia. Referindo-se ao património e cultura, disse que precisam de olhar para os eventos e perceber como podem dar-lhes a volta de modo a continuar a surpreender os visitantes.
Durante o seu discurso, o presidente da Câmara referiu ainda a necessidade de continuar o investimento ao nível da  educação e destacou a agenda “ambiciosa” da saúde e bem-estar. Humberto Marques quer uma comunidade intermunicipal mais forte, mais determinada, que tenha a capacidade de “bater na mesa” dos que decidem o destino dos fundos comunitários, para conseguir a ampliação do hospital das Caldas, assim como a tipologia do novo hospital que querem para o Oeste. “O novo hospital não é apenas o socorro à doença, mas também um polo fundamental de captação de investimento e de criação de novas áreas de negócio”, disse, defendendo um hospital equipado e com a ligação a universidades, com a capacidade de captar médicos.
O autarca falou da necessidade de uma maior proximidade entre eleitos e eleitores e, para isso conta com a colaboração das juntas de freguesia, que terão um posto de atendimento ao cidadão.
Humberto Marques reconheceu o trabalho de Telmo Faria, “o jovem autarca que se tornou dinossauro com 45 anos” e que deixa agora a vida autárquica. E informou que irá propor à Câmara a homenagem ao antigo autarca no próximo feriado municipal de 11 de Janeiro.
Momentos antes, já o presidente da Assembleia Municipal nos últimos quatro anos, se tinha despedido. Telmo Faria lembrou que passou os últimos 24 anos da sua vida ligado à política em Óbidos, primeiro como deputado municipal, depois como presidente da Câmara e, mais recentemente, de novo na Assembleia Municipal. O empresário diz que sempre colocou uma dose grande de paixão em tudo o que fez e que sai com um sentimento de dever cumprido.

Os novos deputados

A participação na Assembleia Municipal de Óbidos é uma estreia para Fábio Capinha e para o BE, que concorreu pela primeira vez neste concelho e elegeu um deputado. O jovem eleito começou por manifestar que será uma “voz de denúncia de actos de opacidade e más práticas governativas” e que fará um mandato contra “compadrios e interesses privados”.
Fábio Capinha pretende naquele órgão defender as propostas contidas no seu programa eleitoral e destacou as medidas de defesa ambiental e combate às alterações climáticas, manifestando a disponibilidade em apoiar o executivo na discussão pública e na apresentação de propostas para a preservação e melhoria do combate aos incêndios. Irá propor a existência em Óbidos de um Orçamento Participativo, bem como a interligação entre os transportes municipais das Caldas e Óbidos, entre outras medidas.
A líder do grupo municipal do PS, Cristina Rodrigues, considera que é tempo de começar a trabalhar e que, seguindo cada um as suas convicções, estão emanados num projecto comum. “Contarão ao longo de todo o mandato com toda a nossa força, dedicação e trabalho nos diversos órgãos para que fomos eleitos”, disse a deputada, que espera também contar com a lealdade de todos os membros na defesa da democracia local.
Cristina Rodrigues saudou os que agora entram e lembrou os deputados que deixaram aquele órgão, em especial Telmo Faria, “em distinção do trabalho que fez ao longo da sua participação cívica e política”.
Filipe Daniel, eleito pelo PSD para a Assembleia Municipal, referiu que é preciso continuar a trabalhar e contar também com o envolvimento dos obidenses. Entende que, passadas as eleições, é hora de “fugir da nossa órbita político-partidária e seguir um objectivo comum de melhoria das condições e desenvolvimento do concelho”.
O deputado social-democrata defendeu ainda que, ao nível de Assembleia e vereação, é preciso criar algumas sinergias e, que em caso de haver necessidade de críticas, “que estas sejam feitas com elevação”.
A deputada eleita pela CDU, Sílvia Correia, não esteve presente por se encontrar doente.
A nova mesa da Assembleia Municipal será presidida por Fernando Jorge e terá como secretárias Ivone Cristino e Olga Prada, todos eleitos pelo PSD.