Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 5:11
- publicidade -
InícioSociedadeCaldense dirige campanha de prevenção do suicídio

Caldense dirige campanha de prevenção do suicídio

-

André Sentieiro é o diretor de arte da nova campanha do SNS que pretende prestar apoio psicológico, prevenindo o suicídio

O criativo caldense, André Sentieiro, foi o responsável pela nova campanha nacional do SNS 24 / SPMS dedicada à nova Linha de Apoio Psicológico e Prevenção do Suicídio 1411 que já está a decorrer em vários meios de comunicação.

“Olá, tudo bem?” dá nome a esta campanha “que é sensível mas muito importante, sobretudo porque em Portugal ainda há muito tabu à volta do tema”, disse o publicitário caldense que soma prémios nacionais e internacionais e que já trabalhou com as maiores marcas nacionais.

A nova campanha inclui um filme publicitário – realizado pelo realizador Augusto Fraga – e que pretende abordar o tema da saúde mental e “sobre os sinais que tantas vezes ignoramos”.

No filme várias personagens perguntam ao protagonista “se está tudo bem?”. Fazem-no – como muitas vezes acontece no quotidiano de todos – pela força do hábito mas não ficam à espera de resposta, seguem para o assunto seguinte, não dando tempo para que a pessoa responda.

O suicídio é um tema que toca muitas famílias e comunidades e “tenho muito orgulho em poder representar a região num projeto desta dimensão e impacto”, disse .

A campanha saiu agora para a rua pois o Natal “é uma altura bastante sensível”, disse o diretor criativo da Tangity, cargo que ocupa há cinco anos, após ter passado por várias das maiores agências publicitárias do país. Esta já é a quinta campanha que Sentieiro coordena para o SNS e “quisémos criar uma campanha impossível de ignorar”.

Para falar de um tema tão delicado “era essencial aproximá-lo do quotidiano, colocá-lo num plano onde todos nos reconhecemos. Não tratámos o suicídio como algo distante”, referiu o caldense que explicou que a personagem Paulo, um homem de meia idade e que representa alguém bem comum. “Ele é uma pessoa que todos conhecemos, ou que até podemos ser”, disse Sentieiro. “É um homem preso a uma rotina exigente, um pai de família engolido pelo dia a dia, onde muitas vezes não há espaço para ele próprio”, acrescentou o criativo.

A personagem simboliza as vidas silenciosas, que se perdem no meio de tantas responsabilidades diárias.

“O Paulo é o reflexo das pessoas que passam despercebidas, mesmo quando estão a sofrer”, referiu o autor.

Ultrapassar o tabu
O caldense contou também que “foi um processo quase terapêutico para todos nós na equipa”, quando se apercebeu que alguns dos elementos da sua equipa de trabalho tinham vivido casos próximos, o que exigiu grande cuidado, respeito e grande sensibilidade. Na área criativa “há também quem sofra de ansiedade e quem já tenha passado por perto da temática”, referiu.

Com esta campanha, destinada a promover a Linha de Apoio 1411, André Sentieiro espera que haja conversa e, sobretudo, “abertura para desmontar o tabu que ainda envolve o tema do suicídio em Portugal”.

Se esta campanha de alerta fizer com que mais pessoas se sintam seguras para perguntar, escutar e falar sobre esta temática “ela já terá cumprido a sua missão”, referiu.

O caldense, de 48 anos, ao longo da sua carreira teve vários cargos diretivos, desde diretor criativo digital, diretor de design, head of branding e director criativo. Também coordenou diversas campanhas para clientes nacionais como o Turismo de Portugal, os CTT ou CR7, tendo sido reconhecido com dezenas de prémios do setor, a nível nacional e internacional.
Outro dos interesses deste publicitário é a música. Nas Caldas, André Sentieiro ainda fez parte dos grupos musicais Mother’s Screen, Tom’s Goblin, Mumo e Loopooloo, a par de outros que integrou enquanto viveu em Lisboa. Atualmente, o criativo vive com a sua família no concelho de Óbidos.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.