Câmara das Caldas quer criar Rota Bordaliana na cidade

0
551
notícias das Caldas
O projecto prevê uma fonte com peças cerâmicas junto à estação

Colocar peças de grandes dimensões da Bordalo Pinheiro em diversas fachadas e espaços públicos, bem como uma fonte junto à estação, decorada com sapos e azulejos da fábrica caldense, é o objectivo da Câmara caldense que pretende criar uma Rota Bordaliana.
“Pretendemos que as pessoas façam esta rota e identifiquem Bordalo Pinheiro com as Caldas”, justifica o vereador Hugo Oliveira, acrescentando que esta intervenção será feita no âmbito do projecto da regeneração urbana Caldas, Comércio & Cidade.

A Câmara terminou na passada quarta-feira as sessões públicas de apresentação do projecto e está agora a ultimar todos os cadernos de encargos para lançar os concursos ainda durante o mês de Abril. O único que será lançado em Maio é o do parque subterrâneo, orçado em 3,5 milhões de euros, a construir na Praça 25 de Abril, e com capacidade para 293 lugares distribuídos por dois pisos.
A parte exterior ficará em calçada, com repuxos, e haverá uma maior zona pedonal.
As intervenções da regeneração deverão começar ainda este ano, devendo estar tudo concluído até 2013. A primeira obra prevista é para a Rua de Camões, onde serão colocadas novas condutas de saneamento básico e alterados os passeios, tornando-os maiores.
Inicialmente estava previsto ser retirado todo o estacionamento da rua junto às lojas, mas os comerciantes e moradores manifestaram agora a intenção de continuar a ter lugar para estacionar.
Ainda não está definida a solução, mas de acordo com o vereador Hugo Oliveira, poderão existir entre os 27 lugares na rua do lado do parque até aos 55, se houver estacionamento também do lado das lojas. Actualmente existem cerca de 70 lugares de estacionamento naquela rua.
A Câmara também reuniu recentemente com os vendedores da Praça da Fruta para debater as soluções de funcionamento daquele espaço, da fixação das bancas e quais os locais onde vão colocar electricidade. “Estamos a tentar encontrar uma harmonia mas sem estragar a ruralidade da praça”, garantiu o vereador, adiantando que pretendem colocar estruturas parecidas com as que já lá existem.
A intervenção prevê ainda a colocação de mais dois pontos de água, a diminuição para sete, dos lugares de estacionamento e o rebaixamento da rua junto à praça.
Foi também acordado com os vendedores que só fazem cargas e descargas na praça até às 9h00. Depois colocam os carros no estacionamento junto ao hospital.
Uma das propostas apresentadas pelos vendedores, e que o vereador vai levar a sessão de Câmara, é a passagem do Toma pela praça. De acordo com Hugo Oliveira, os técnicos já se encontram a preparar algumas alternativas ao circuito existente.
Relativamente à proposta da oposição para a construção de um parque de estacionamento subterrâneo na Praça da Fruta, o vereador afirma que tal não é possível devido ao custo que implica e também pela possibilidade de haver vestígios arqueológicos no subsolo. “Algumas pessoas que estiveram na reunião de quarta-feira alertaram para não mexer no tabuleiro da praça porque garantidamente existem vestígios de um cemitério que dava apoio à igreja que existia ao cimo da praça”, disse.
O autarca adiantou ainda que a intervenção na Praça da Fruta deverá demorar seis meses e que se optassem pela construção de um parque de estacionamento subterrâneo naquele local, este demoraria cerca de dois anos a concretizar.
A Câmara contratou também, através do PEPAL (Programa de Estágios Profissionais na Administração Local) um estagiário de arqueologia, que irá acompanhar as obras de regeneração.
Hugo Oliveira já está a propor às operadoras turísticas que pretendem visitar as Caldas para que os autocarros deixem os passageiros na Praça da Fruta.  O objectivo é que os visitantes possam passear pelo centro da cidade, zona histórica e depois passem pela Rua de Camões.
Com as novas alterações passa a haver mais estacionamento na cidade, mas também mais lugares pagos. Actualmente existem 475 lugares de estacionamento e vai passar a haver 552 lugares, dos quais 293 são garantidos pelo novo parque de estacionamento subterrâneo.
O espaço junto à nova esquadra da PSP será organizado, permitindo assim a criação de mais lugares para estacionar. A Câmara pretende abrir uma concessão, em que o promotor recebe determinado valor e é ele quem garante uma equipa de fiscalização, retira o dinheiro e faz a manutenção dos equipamentos.

 

Oposição discute projecto de regeneração no CCC sem técnicos da Câmara

A oposição caldense (PS, CDS/PP, CDU e BE) promove hoje à noite, pelas 21h00, no CCC, uma discussão pública sobre o projecto de regeneração urbana e o Plano de Pormenor do Centro Histórico.
A iniciativa partiu do PS e tem por objectivo dar a conhecer os projectos previstos para a reabilitação da cidade.
Entretanto, na sessão de Câmara de segunda-feira, os vereadores da oposição informaram o restante executivo desta iniciativa, tendo acordado que os técnicos da Câmara e o vereador Hugo Oliveira iriam também prestar esclarecimentos sobre os projectos para a cidade. No dia seguinte o vereador socialista, Delfim Azevedo, informou Hugo Oliveira de que prescindiam das suas explicações.
Esta atitude não agradou ao presidente da Câmara, Fernando Costa, que a classifica de “indigna”, acusando a oposição de “não querer fazer um debate sério e honesto”.
O autarca diz que a Câmara promoveu nas últimas três quartas-feiras sessões de esclarecimento no auditório municipal sobre esta temática e que alguns partidos não se fizeram representar.
Por seu lado, o vereador socialista, Delfim Azevedo, explicou à Gazeta das Caldas que a posição de não querer os técnicos camarários nem o vereador Hugo Oliveira no debate, foi tomada por todos os partidos envolvidos.
“Não vamos apresentar o plano, mas dizer o que faríamos de diferente”, disse o socialista, acrescentando que o objectivo comum aos quatro partidos da oposição é proporcionar mais debate sobre este assunto.
“Pretendemos dar a possibilidade às pessoas de dar a sua opinião”, referiu, salientando ainda que “nada impede que qualquer elemento do PSD ou da Câmara esteja presente”.