Convidados dos “Sabores do Mundo” participaram na avaliação final dos alunos da EHTO

0
423

Grupo3A rubrica “Sabores do Mundo” do Restaurante de Aplicação da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste das Caldas da Rainha chegou ao fim com as três sessões finais a corresponderem à avaliação dos alunos. Divididos em três grupos, os finalistas do curso de Cozinha e Pastelaria apresentaram a 15 comensais uma ementa temática e as notas atribuídas por estes corresponderam a 15% da nota final.

Estes almoços de avaliação decorreram em três momentos e representaram a primeira vez que a comunidade foi chamada a participar na avaliação final dos alunos. Os convidados tiveram a responsabilidade de atribuir notas de 1 a 15 valores para degustação e de 1 a 5 para apresentação. O resultado desta avaliação correspondeu a 15% da nota final.

O primeiro grupo, composto por oito alunos, trabalhou os Descobrimentos Portugueses e todas as sete propostas – que incluíram duas entradas, dois pratos principais, pré-sobremesa, sobremesa e café – apresentaram elementos relacionados com o tema.

Na segunda sessão, os sete alunos avaliados cozinharam ao sabor dos Quatro Elementos, numa proposta composta por cinco pratos. Nesta segunda semana foram igualmente avaliados os finalistas do curso de Técnicas de restauração e Bebidas. Cada um dos sete alunos ficou responsável pela decoração, serviço e pela escolha das bebidas de uma mesa.

Na terceira sessão os alunos propuseram uma viagem que permitiu reconhecer facilmente a que estação do ano correspondiam.

O Chef Luís Tarenta, que acompanhou os alunos nesta avaliação, fez um balanço positivo das três sessões e também do ano em termos gerais. Luís Tarenta realça que a nota principal é que os alunos saiam preparados para o mercado de trabalho e constatou que metade destes 22 alunos saem da escola com estágios profissionais ou emprego assegurado. Outros continuam a estudar, ou no nível 5 do curso de cozinha ou no ensino superior, enquanto os que seguem pastelaria continuam na escola.

Também Daniel Pinto, director da escola destaca também que a maior parte dos alunos “parte com trabalho assegurado e com boas propostas, em unidades de 4 e 5 estrelas”.

Entretanto, na escola já se prepara o próximo ano lectivo, com a preparação do novo curso de Padaria Avançada. As obras, da responsabilidade da Câmara das Caldas e do Turismo de Portugal, vão avançar durante o verão para converter o actual refeitório num novo espaço de formação com equipamento de padaria e pastelaria.

A escola está também a estudar a criação de um curso de escanção.

 

“Sentimos que há procura, tanto dos nossos alunos como de ex-alunos e de profissionais do sector”, refere Daniel Pinto.