A exposição “As Portas que Abril Abriu”, que esteve patente no Museu do Bombarral de 21 a 26 de Abril, foi visitada por várias turmas das escolas do 1º Ciclo do concelho.
Esta foi uma das formas de o Bombarral celebrar a revolução de 25 de Abril de 1974. A mostra reunia um conjunto de documentos, através dos quais os alunos puderam perceber como se vivia em Portugal e na vila do Bombarral antes e depois da Revolução dos Cravos.
Além dos acontecimentos que marcaram o dia da revolução e os anos que se seguiram, em jeito de alerta, a exposição fazia referência ao facto de que em 1999, ano em que se assinalaram os 25 anos da efeméride, Oliveira Salazar ter sido escolhido como personagem do século num programa televisivo.
Antes de regressarem à escola, as crianças foram desafiadas a colocar num marcador de livros aquilo que aprenderam durante a visita.
A 23 de Abril o museu assinalou o Dia Mundial do Livro com a visita de duas turmas do 1º Ciclo. Foi apresentado o livro “O 25 de Abril contado às crianças… e aos outros”, da autoria de José Jorge Letria e ilustrações de João Abel Manta.“Além de sensibilizar os mais novos para a importância dos livros e da leitura, com esta iniciativa o Museu Municipal pretendeu igualmente incutir-lhes o espírito da liberdade, da fraternidade e da solidariedade, ideais que levaram à concretização de um dos episódios mais importantes da história de Portugal”, referiu um comunicado de imprensa da Câmara do Bombarral.
P.A.