ESAD preencheu 96% das vagas na primeira fase

0
681
Apenas 4% das vagas da ESAD ficaram por preencher | Natacha Narciso

A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD) ficou com apenas 14 vagas disponíveis para a segunda fase de acesso ao ensino superior, garantindo na primeira fase uma taxa de preenchimento de 96%.

Oito dos nove cursos da escola de artes do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) ficaram mesmo completos nesta primeira fase de colocações. Todas as vagas disponíveis (14) estão afectas ao curso de Programação e Produção Cultural, no qual foram colocados sete estudantes, de acordo com os dados da Direção Geral do Ensino Superior.
A ESAD tem ainda dois dos quatro cursos com a melhor nota mínima de entrada: Design Gráfico e Multimédia (155,6) e Teatro (141,8).
No IPL apenas a Escola Superior de Saúde teve melhor taxa de preenchimento de vagas nesta primeira fase do que a escola caldense, uma vez que ficou totalmente completa. No total, o Politécnico de Leiria conseguiu uma taxa de 86,4%, quando no ano passado se ficou pelos 80%.
A Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar de Peniche, que também integra o IPL, preencheu 85,3% das vagas nesta primeira fase, ficando com 42 para a segunda fase. Os cursos que ainda estão disponíveis são Biotecnologia, Engenharia Alimentar e Gestão de Restauração e Catering. Seis dos cursos da escola penichense ficaram lotados na primeira fase.
O IPL ficou com vagas por preencher também nas escolas superiores de Ciências Sociais (51) e de Tecnologia e Gestão (151).
Nuno Mangas, presidente do IPL, destaca que a nível nacional esta foi uma das instituições que registou “o maior aumento do número de estudantes colocados, estando entre as 10 instituições públicas de ensino superior com mais estudantes colocados na primeira fase”. A expectativa é que nas duas fases restantes a oferta da escola seja totalmente ocupada.
No Politécnico de Santarém a taxa de preenchimento foi de 60% nesta primeira fase. A Escola Superior de Desporto de Rio Maior foi uma das que obteve melhores resultados, com 86,5% de preenchimento. Esta escola só não completou os cursos de Actividade Física e Estilos de Vida Saudáveis, nas versões em português e em inglês, e no de Gestão de Organizações Desportivas. No total, o Politécnico de Santarém ficou com 389 vagas, repartidas pelas escolas superiores de Desporto (37) Agrária (181), de Saúde (65) e de Gestão e Tecnologia (106).
Já o Politécnico de Tomar ocupou apenas 39% das 477 vagas disponíveis. Em aberto estão cursos nas escolas superiores de Gestão e de Tecnologia de Tomar e de Abrantes.
A segunda vaga de candidaturas está a decorrer até 22 de Setembro.