Nas Caldas da Rainha comemoram-se os 40 anos do 16 de Março

3
1583


A sessão solene nos Paços do Concelho terá lugar pelas 15h00 e contará com a presença do major general Matos Coelho, o mais graduado militar vivo que participou no “levantamento” e ainda com o jornalista Joaquim Vieira, autor de várias obras da história recente de Portugal.
Na sessão participa também a historiadora Joana Tornada, colaboradora do PH – Património Histórico, que elaborou vários trabalhos académicos dedicados à história local e que publicou a sua tese de mestrado intitulada Nas Vésperas da Democracia em Portugal – O Golpe das Caldas de 16 de Março de 1974 (2009).

Passos Coelho a convite do PSD

O primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, estará nas Caldas pelas 11h00, para participar no arranque das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril organizadas pelo PSD.
A cerimónia evocativa decorre no pequeno auditório do CCC e conta também com as participações do presidente das comemorações e militante nº 1 do PSD, Francisco Pinto Balsemão, e do historiador Rui Ramos, que irão abordar o 16 de Março e os seus protagonistas.
Hugo Oliveira, presidente da comissão política das Caldas da Rainha, considera que é “uma honra”, que as comemorações do seu partido tenham início nas Caldas, disse à Gazeta das Caldas. “Faz todo o sentido que isso aconteça”, disse pois foi desta cidade que saiu a primeira acção que viria a ser um precedente da revolução.
PS convida militares e jovens

O coronel Rocha Neves, um dos militares que participou na tentativa de golpe de Estado de há 40 anos, estará presente na sessão pública evocativa do 16 de Março de 1974, que a secção do PS das Caldas da Rainha vai realizar no próximo domingo, pelas 17h00, nos antigos Paços do Concelho, na Praça da Fruta.
Outra das oradoras será uma jovem, Cátia Rodrigues, que irá falar sobre o que significa para a sua geração o 16 de Março de 1974, a sua importância histórica e o legado que deixou. Está ainda prevista a presença de outros militares que Integraram este “”movimento” de grande relevância para a nossa história contemporânea, e que tanto diz às Caldas da Rainha”, refere a concelhia socialista.
MVC organiza caminhada pela liberdade

Também no domingo o Movimento Viver o Concelho vai assinalar este dia com uma caminhada designada “16 de Março – A caminho da Liberdade”. Esta terá início às 9h30 em Salir do Porto, com partida e chegada na Associação de Desenvolvimento Social da localidade e será feita em dois percursos: dois quilómetros para caminhantes com mobilidade reduzida e um segundo com 7,5 a 12 quilómetros. Quem quiser poderá fazer o percurso em BTT.
À tarde vai realizar-se uma sessão evocativa do 16 de Março onde não faltarão canções de Abril. Será levado a cabo um concurso de desenho juvenil sobre esta temática.
Mais informações através dos tel. 966216445 ou 937254836.

N.N. / F.F.

3 COMENTÁRIOS

  1. E assim fica demonstrada a “UNIDADE” partidária! Cada um com comemorações separadas. E viva a democracia.

  2. Também aqui e agora, mais uma vez os partidos políticos aprisionam o poder chamando a si as comemorações que eram de todos. Participei sempre nestas comemorações, e ajudei a organizar alguns encontros de ex-militares neste dia. Hoje não aconteceu nada. Apenas uns quantos “donos” do poder político acharam por bem acabar com as comemorações, chamando-as a si em exclusivo.

  3. Houve sim, no quartel, o descerramento de uma placa alusiva aos 40 anos mas, ninguém, dos que integraram o movimento percebeu nada do que se passou, pois havia sido comunicado que, o que se passou no quartel seria presenciado pelo sr. COR rocvha neves mas, só apareceram uns personagens que nada tinham a ver acompanhados pelo sr presidente da Câmara, sendo na hora e a modos de desenrasque,este e o cond. Ferreira, à pressa,que descerraram a placa.PARTIDARITES DO ANTIGAMENTE.