Viatura fabricada em 1952 continua funcional. Foi construída por Bernard Cournil a partir da adaptação dos Jeep na França pós-segunda guerra mundial
O Óbidos Off Road Center reforçou a sua coleção de veículos históricos com um autêntico Tracteur Cournil, considerado o “avô” dos míticos UMM portugueses. A aquisição foi feita há poucos meses por Carlos Ribeiro, responsável pelo espaço e um dos maiores colecionadores da marca UMM, e representa “um marco fundamental na preservação da história do todo-o-terreno em Portugal”, assume.
Este é o único exemplar do modelo presente no país. Produzido em Aurillac, França, em 1952, o veículo foi construído por Bernard Cournil, pioneiro na criação de viaturas utilitárias a partir de Jeep deixados pelas forças americanas após a Segunda Guerra Mundial.
O modelo agora em Óbidos mantém-se na sua configuração original, incluindo a patine do tempo. “Ainda não tinha o carro em Portugal e já me estavam a ligar a pedir para não o restaurar, para o deixar como estava, para que as pessoas vejam tal e qual como era o carro”, conta o colecionador.
Este trator é uma adaptação engenhosa de um Jeep militar com um motor Perkins a diesel, uma das inovações de Cournil para contornar os elevados custos da gasolina à época, e com uma caixa auxiliar adaptada, “com uma alavanca para a tração às quatro rodas e outra para desmultiplicação”, sublinha Carlos Ribeiro. O modelo traz ainda acoplada uma ceifeira funcional e “uma tomada de força atrás, exatamente como qualquer trator agrícola”, completa.
Carlos Ribeiro destaca o engenho e a criatividade de Bernard Cournil, a quem presta homenagem numa galeria especial do Óbidos Off Road Center. “Ele era um self-made man. Começou por afinar bicicletas, passou a trabalhar com carros movidos a gás de carvão durante a guerra, e acabou por ser um resistente, ajudando a criar campos de aterragem secretos para o equipamento lançado pelos aliados”, conta. “Quando a guerra acaba, começa a receber Jeeps americanos e adapta-os às necessidades locais, como capotas metálicas, motores a diesel e reforço de peças.”
Essa evolução culminou no Tracteur Cournil, que combinava a robustez do Jeep com a funcionalidade agrícola. “Ele percebeu que era mais barato legalizar um trator do que um veículo de transporte. E como havia uma grande necessidade no mundo rural, criou um veículo de trabalho com base no Jeep”, resume Ribeiro. O trator em causa tem matrícula de 1966, e foi adquirido diretamente ao filho de Bernard Cournil, Allain.
Entre 1960 e 1977 foram produzidos apenas cerca de 1087 tratores Cournil, além dos modelos Randonneur e Entrepeneur. A falência da empresa em França em 1977 abriu caminho à UMM em Portugal, através de uma parceria entre um engenheiro francês ligado à Peugeot e a empresa União Metalo-Mecânica (UMM). “Com o congelamento de importações após a revolução de 75, o país estava falido e não se podia importar carros. Então a UMM aproveitou a oportunidade, adquiriu a licença e começou a fabricar cá”, recorda Carlos Ribeiro. O colecionador realça que a preservação destas viaturas “é de suma importância”, uma vez que “não são apenas máquinas, representam a história, a cultura e a evolução das práticas agrícolas e automobilísticas”.
A UMM viria a tornar-se a única marca de jipes portugueses com sucesso comercial, com destaque para as participações no Rali Dakar e a presença em diversas forças de segurança e serviços públicos. Terão sido fabricados mais de 12 mil exemplares, que se destacavam pelo seu cariz utilitário e robustez. Embora a maior parte da produção tenha tido o mercado nacional como destino, a marca nacional exportou para 45 países.
O Museu do Óbidos Off Road Center pode ser visitado mediante marcação pelo 917500332.