Processos disciplinares à equipa de cirurgia do CHO

0
350

A morte de um doente no hospital de Abrantes, depois de ter sido sujeito a uma cirurgia nas Caldas da Rainha e de ter visto recusada a sua transferência para três hospitais, vai dar origem a um processo disciplinar à equipa cirúrgica do CHO que o operou.
A notícia foi avançada na passada terça-feira à noite pela RTP, que teve acesso ao inquérito preliminar que investigou a morte do doente caldense, João Brochado.
Segundo aquele canal televisivo, a Inspecção Geral das Actividades em Saúde recomendou a instauração de processos disciplinares à equipa responsável pela cirurgia no Hospital das Caldas que operou o homem de 60 anos. O doente acabou por desenvolver uma infecção hospitalar grave, tendo o inquérito concluído que existem indícios de terem sido aplicados tratamentos inadequados e insuficientes.
A RTP diz ainda que a cirurgia aconteceu sem o consentimento informado, quer do doente, quer da família e que só após 28 horas de internamento é que foi diagnosticado choque séptico.
Necessitando de cuidados intensivos, o CHO tentou reencaminhar o doente para Lisboa, Leiria e Loures, acabando por só conseguir que Abrantes o aceitasse.

C.C.