Semana da Juventude termina amanhã com concerto na cerca do castelo

0
397

DSC_0249A Semana da Juventude que este ano junta os concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, termina amanhã, 18 de Abril, à noite com um concerto com Los Waves, na Cerca do Castelo de Óbidos. O evento, que este ano envolve cerca de 5000 jovens dos três concelhos poderá ser maior no próximo ano.
A cerimónia de abertura contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, que felicitou a ousadia dos municípios em “quebrar muros” porque “ninguém resolve nada sozinho”.
“Nos tempos que vivemos não faz sentido que existam estes muros virtuais que separam as pessoas e as oportunidades dos jovens”. Palavras do governante, satisfeito com a promoção conjunta do evento que, no próximo ano, poderá ser mesmo alargado aos 12 municípios do Oeste.
Uma edição “especial”, na opinião do vereador da juventude caldense, Hugo Oliveira, pois demonstra que estes municípios estão “empenhados na criação de sinergias e com uma visão estratégica de futuro do Oeste”. O autarca destacou que a sua realização só é possível porque existem muitos parceiros envolvidos, dando como exemplos as associações de jovens, grupos de estudantes e escolas.
Considera que esta é uma semana que “tem tudo para correr bem”, dando o exemplo da primeira actividade, “Toma Lá Talento”, que lotou o grande auditório do CCC, para ver os talentos de Óbidos e das Caldas.
Hugo Oliveira referiu ainda que actualmente os jovens têm uma mobilidade muito grande pelo que “não faz sentido vivermos numa ilha”
Também o presidente da Câmara do Bombarral, José Manuel Vieira, acredita no futuro do Oeste onde vê que existe “massa crítica suficiente para garantir que temos desenvolvimento”. O autarca destaca que há inúmeros jovens, inclusive no seu concelho, que estão empenhados em “actividades empreendedoras, relacionadas com a política, e com provas dadas em várias áreas”.
Para o seu homólogo de Óbidos, Humberto Marques, os jovens  ao trabalhar em conjunto estão a dar “uma lição” não só aos autarcas, mas à região e ao país. “Mostram que na geografia do território o mais importante é a mobilidade”, disse, destacando a importância de se pensar na dimensão supramunicipal.
Contente com a quantidade de jovens presentes na cerimónia, o autarca disse estar optimista em relação ao futuro. “A atitude mais errada que um autarca pode ter nesta altura é fazer políticas e deixar o seu maior activo, os jovens, fora da equação e da discussão”, disse, deixando no ar a sugestão para a realização de uma assembleia intermunicipal em que os jovens tomam o lugar dos autarcas e dizem o que querem.

Droga e tabagismo em debate

“Sou apologista que vivemos numa sociedade viciosa e que o nosso cérebro precisa de vícios para se alimentar”. Palavras do guitarrista dos Xutos e Pontapés, Zé Pedro, que defende vícios mas saudáveis, como o desporto ou, como no seu caso, a música. Do lado oposto estão as drogas, que já consumiu e que agora previne através de campanhas e acções com os jovens, como a que decorreu no CCC sob o mote “Juventude @Risco” e que abordou as questões da droga e do tabagismo.
O também actor e DJ defendeu a legalização das drogas leves e que esta problemática deve ser encarada pelas autoridades oficiais de maneira séria.
Zé Pedro admitiu que hoje não teria cometido os mesmos erros. “Ter-me-ia poupado”, disse, acrescentando que “o que se faz quando se é novo nunca mais nos vai largar na vida”.
O médico José Fernando Pereira, de 63 anos, deixou de fumar há 31 e já sobreviveu a um cancro e a um ataque de miocárdio.  Actualmente dá consultas  de cessação tabágica no Coto e alerta que está a aumentar o consumo de tabaco em Portugal, apesar das dificuldades financeiras das pessoas. De acordo com o médico, este vicio está associado à sensação de prazer, dizendo mesmo que “quanto mais dificuldades tenho, mais necessidade tenho também de ter prazer, o que leva ao consumo de tabaco”.
José Fernando Pereira destacou ainda que o “problema não é o tabaco, é o homem” e para ajudar as gerações futuras há seis anos que dá formação nas escolas.
Durante toda a semana estão a decorrer actividades nos três concelhos, conjugando momentos de lazer e fruição artística e cultural com iniciativas desportivas.  O evento terminará amanhã com um concerto na Cerca do Castelo, a partir das 21h00, com Los Waves, a banda caldense que é actualmente o número 1 da Antena 3.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt