Agenda Cultural

0
873

ALCOBAÇA

Dois dias de animação comemoram aniversário da Biblioteca Municipal de Alcobaça

 

Entre hoje e amanhã, dias 23 e 24 de Novembro, a Biblioteca Municipal de Alcobaça vai andar numa roda-viva para comemorar o seu 11º aniversário. Há actividades para público de todas as idades, sempre com entrada livre.

Hoje, dia 23, é apresentado o livro “Uma letra, mil palavras” de Manuela Ribeiro e Libânia Freitas. Trata-se de uma iniciativa para crianças a partir dos seis anos e tem início marcado para as 10h30.

Às 15h00 é a vez de Vanda Furtado Marques, Isabel Neto e Flávia Grilo falarem do seu “O Monge Detective na Abadia de Alcobaça”.

Amanhã, o destaque vai para o lançamento dos três primeiros volumes da série “Memórias de Alcobaça em imagens”, de Jorge Pereira de Sampaio e Luís Peres Pereira. “Alcobaça em imagens. Memórias urbanas”, “Alcobaça em imagens. Comércio, ofícios e indústria” e “Alcobaça em imagens. O quotidiano e as festas” são os três volumes que serão lançados a partir das 16h30.

J.F.

Espectáculo para crianças em Alcobaça

 

A Borboleta Julieta chega ao Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro no próximo domingo, 25 de Novembro, para fazer as delícias aos miúdos entre os três e os cinco anos. É através de canções, ritmos, movimento, multimédia e muita brincadeira que se percorrem as aventuras desta simpática borboleta que parte à descoberta da música.

As crianças que estiverem no público vão ser desafiadas a participar no espectáculo, cantando e interagir com as personagens, sejam elas reais ou imaginárias. Um espectáculo com direcção musical de Maria João Costa e Ana Carlota Silveiro e no qual participam Hugo Trindade na guitarra, António Casal na percussão, Ricardo Conceição no saxofone, teclado e voz, Camila Moreira na dança e Jónatas Silveiro, a cargo de quem ficou o design e o cenário.

A Borboleta Julieta foi apresentado pela primeira vez na última edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça. Agora volta ao palco alcobacense às 11h00 de domingo, com bilhetes a três euros.

J.F.

Artesanato Tradicional Religioso exposto em São Martinho

 

Até ao próximo dia 6 de Janeiro de 2013, o posto de turismo de São Martinho do Porto acolhe uma exposição que pretende dar a conhecer o que se faz actualmente na área do artesanato tradicional religioso. As caldenses Maria Teresa Sáez Salgado e Rita Maria Elias Sáez são as autoras dos registos e objectos de devoção que podem ser vistos na mostra Momentos de Fé.

Registos religiosos, memórias, Meninos Jesus e presépios, são algumas das peças feitas com recurso a diversas técnicas de composição e decorativas, como utilização de flores de escama de peixe, missangas, papel metálico, bordados portugueses, pergamano ou serrilha.

“Estas manifestações religiosas em torno dos santos da ‘nossa devoção’ são sinais iconográficos, momentos de fé, que testemunham o cumprimento de um voto, de um sentir religioso identitário que salvaguarda o património cultural religioso”, explicam as artesãs que se dedicam a este tipo de trabalho desde 2005.

Caldas da Rainha, Abrantes, Torres Vedras, Golegã e Tomar são alguns dos sítios onde Maria Teresa Sáez Salgado e Rita Maria Elias Sáez expuseram alguns dos seus trabalhos.

J.F.

CALDAS DA RAINHA

Vidro contemporâneo no Museu da Cerâmica

Hoje, dia 23 de Novembro, pelas 17h00, será inaugurada no Museu de Cerâmica, uma exposição de Vidro Contemporâneo do seu património. As obras pertencem ao núcleo de vidro escandinavo da Colecção Francisco Coutinho Carreira – Doação José Coutinho Martins e Ilda da Piedade Fortunato Martins.

A mostra reúne um conjunto de 108 peças de vidro contemporâneo, da mais significativa produção escandinava do século XX. Vão estar presentes peças Littala e Riihimaki, da Finlândia; da  Holmegaard, da Dinamarca; Flygsfors, Kosta, Johansfors Orup, Gullaskruf, Lindshammar, Pukeberg, Reijmyre, Ryd e Aseda Glasbruk, da Suécia; e Magnor, da Noruega.

Destacam-se as obras de design exclusivas de autores de renome internacional, como os finlandeses Alvar Aalto, Timo Sarpaneva, Tapio Wirkkala e o dinamarquês Per Lütken.

A exposição vai estar patente até ao dia 23 de Março de 2013.

 

Nova Colectiva de pintura e escultura na Galeria Pepper’s

A Galeria Pepper’s acolhe, a partir de 24 de Novembro, uma nova exposição colectiva de pintura e escultura. Podem ser apreciadas obras de Bártolo, Camilo Huescar, José Pádua, Mário Rodrigues, Nemésio Rúbio e Pedro Orozsco.

As esculturas desta mostra pertencem a Rogério Abreu, Mário Rodrigues e Borys.

A mostra poderá será vista até 31 de Dezembro. A Galeria Pepper’s fica na Rua Miguel Bombarda.

 

Museu Malhoa e ESAD apresentam exposição e workshop

“O outro lado das gavetas e das oficina de gravura e de serigrafia” é como se intitula a exposição que se encontra no Museu José Malhoa. No âmbito desta mostra vai realizar-se um workshop sobre “postais das Caldas” que se vai realizar a 15 de Dezembro no Museu de José Malhoa.

A organização resulta de uma parceria entre o Museu e a ESAD. A mostra pretende fazer uma abordagem às técnicas gráficas desenvolvidas nas Oficinas de Serigrafia e Gravura da  escola de artes caldense. A exposição vai estar patente até ao dia 20 de Janeiro de 2013.

 

Exposição sobre Timor na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal acolhe a exposição “Timor, 500 anos de arte – 1512-2012”. A mostra que visa celebrar os 500 anos da chegada dos portugueses a Timor é constituída por obras da colecção de Viriato da Silveira. Este artista plástico é timorense mas vive nas Caldas da Rainha há vários anos. A mostra vai ficar patente até 4 de Janeiro de 2013.

Ex-alunos da ESAD expõem nos Silos

A Sala Farinha dos Silos – Contentor Criativo, nas Caldas da Rainha,  acolhe a exposição colectiva de artes plásticas designada “Homeland” que é constituída por projectos de antigos alunos da ESAD.

Esta exposição fará parte da ciclo “Caldas Uncut” que é promovido pelo Núcleo SILOS / Atelier Arte e Expressão,  terá uma periodicidade mensal. “Homeland”  é comissariada pelo ÖZZY Project.

Colectiva de cerâmica e pintura na Loja do Ceramista

A Galeria Entre’Artes, na Loja do Ceramista tem patente uma exposição de cerâmica e de pintura. Poderão ser apreciadas obras de Hugo Graça, Margarida Gil e de Miguel Lemos. As pinturas são de Ana Sofia Ambrósio, de Cristina Mateus e de Rita Gomes. A Loja do Ceramista fica na Zona Industrial.

“Paisagens Orgânicas” na Galeria Café

A Galeria Café acolhe a exposição de pintura “Paisagens Orgânicas” de Jeff Haagensen. O autor holandês, que mora nas Caldas há vários anos, expõe desde 1992 e apresenta nesta “mostra pinturas ricas em cor, usando técnicas mistas de acrílico e lápis de cor, procurando o equilíbrio entre linhas geométricas e orgânicas”.

A Galeria Café fica junto ao Centro Comercial Vivaci e a mostra de Jeff Haagensen pode ser vista até ao final de 2012.

Exposição de Artes Plásticas no Museu do Hospital e das Caldas

“A Mulher e a Água” é como se designa a exposição  de artes visuais “Prémio Maria Isabel (Bé) de Sousa e Castro” que vai estar patente até domingo, 25 de Novembro, no Museu do Hospital e das Caldas, que fica no Palácio Real, junto à Igreja do Pópulo. Trata-se de uma iniciativa do Clube Soroptimist International das Caldas da Rainha.

“No Feminino” de António Duarte no Centro de Artes

“No Feminino” é como se designa a exposição que pode ser apreciada no Atelier-Museu António Duarte e que integra obra do escultor caldense homónimo. A exposição faz parte do programa de comemoração do centenário do nascimento deste autor.

A mostra está patente até ao final de Novembro.

N.N

Exposição de António Vidigal inaugura amanhã no CCC

“António Vidigal: A escultura como invenção e ofício” é como se designa a exposição antológica da autoria do escultor António Vidigal que será inaugurada amanhã, 24 de Novembro, pelas 16h00, na galeria do CCC.

À Gazeta das Caldas, o escultor comentou que esta é uma exposição cuja ideia foi lançada há quatros anos, que surgiu na Faculdade de Belas Artes de Lisboa onde leccionou durante várias décadas e que foi bem acolhida pelo município.

O escultor está ligado às Caldas por várias razões, entre elas a instalação da ESAD e a organização dos simpósios e das bienais na cidade. O artista possui uma vasta obra por todo o país e, segundo a comissária da exposição, a docente de Belas Artes de Lisboa, Cristina Azevedo Tavares, “chegou agora o momento de mostrar o conjunto da sua escultura através dos retratos, figuras, torsos, relevos, medalhas… em que recorreu à pedra e à madeira, numa linguagem que se alimenta da proximidade ao real ou dele se afasta”.

Da mostra fazem parte cerca de 70 obras e além da escultura – em pedra, madeira, metal e acrílico – “estão presentes trabalhos ligados à didáctica do processo”, disse o escultor.

António Vidigal reformou-se da faculdade em 2004 e está ligado à Academia Nacional de Belas Artes. Vive em Lisboa e agora que deixou o ensino tem mais tempo para se dedicar ao seu trabalho artístico. O artista recebeu a medalha de ouro do município das Caldas da Rainha em  2007.

O responsável pela montagem da exposição é Vítor Manaças, designer de equipamento que também foi o responsável por esta área durante a realização das primeiras bienais de Desenho e Escultura das Caldas da Rainha. O catálogo da exposição está a cargo da designer Catarina Araújo.

“António Vidigal: A escultura como invenção e ofício” vai estar patente no CCC até Janeiro de 2013.

N.N.

Memória de Peixe actua amanhã no Parqe

Amanhã, 24 de Novembro, pelas 23h00, o projecto Memória de Peixe actua no Parqe, bar e club que fica na Rua de Camões, em frente ao Parque D. Carlos I.

Trata-se de um projecto dos músicos caldenses Miguel Nicolau (guitarra) e Nuno Oliveira (bateria) que assenta “no paralelismo entre a memória curta de um peixe e a curta duração dos loops de guitarra de cerca de 8 segundos sustentados pelo ritmo vincado e simultaneamente exploratórios da bateria”, explica nota sobre o grupo.

Cada concerto dos Memória de Peixe é único “pelo desafio da construção em tempo real, pela improvisação que marca sempre presença e também pelo ritmo frenético que os músicos impõem às composições. Os Memória de Peixe lançaram um disco homónimo que foi bem recebido pela critica e também têm tido destaque na rádio. O single “Fish&Chick”, alcançou o primeiro lugar do Índice A3-30 da Antena3 e “Estrela Morena” foi  um dos temas mais votados da Vodafone.FM.

N.N.

Alexandra recorda Amália amanhã nos Pimpões

Amanhã, sábado, dia 24 de Novembro, pelas 21h30, será apresentado nos Pimpões o espectáculo “Alexandra recorda Amália”.

A cantora irá reviver a vida e obra da fadista, interpretando temas que marcaram a sua carreira e referindo-se também a aspectos da vida da intérprete. Para mais informações e reservas contactar através do tel. 262877740. Os bilhetes para o espectáculo custam 10 euros para sócios e 12,50 euros para não sócios.

N.N.

Quebra Nozes é dançado no CCC no domingo

No domingo, 25 de Novembro, pelas 17h00, será interpretado no CCC o bailado Quebra Nozes pela Russian Classical Ballet. Esta companhia possui um elenco de bailarinos de várias conceituadas escolas coreográficas russas, como a de Moscovo, São Petersburgo, Novosibirsk e Kiev. A Russian Classical Ballet tem por missão preservar a tradição do ballet russo e “concilia mestria e experiência de bailarinos internacionais com a irreverência de jovens talentos, emergentes no panorama da dança clássica”, explica nota sobre o espectáculo.

Os bilhetes custam 22 euros (primeira e segunda plateia) e 19 euros (tribuna e camarotes).

N.N.

Violência doméstica em debate no Pópulos

No domingo, 25 de Novembro, o Núcleo da Região Oeste da Amnistia Internacional organiza um debate sobre a violência doméstica destinada a assinalar o Dia Internacional Contra a Violência Doméstica.

O debate, que decorrerá no Café Pópulos, contará com elementos da PSP das Caldas de Rainha e com Isabel Baptista, juíza do Tribunal da Comarca caldense.
O Dia Internacional Contra a Violência Doméstica foi instituído em 17 de Dezembro de 1999 pela ONU e tem em vista alterar comportamentos e erradicar práticas relacionados com este fenómeno.

N.N.

Filme de animação no Museu José Malhoa

Entre hoje e domingo, 25 de Novembro, das 10h00 às 11h00 e das 14h30 às 15h30 horas poderá ser visto o filme de animação “Aventura no Museu de José Malhoa”, que será seguido de visita guiada às obras nele referidas e expostas no Museu. Esta actividade, iniciada a 20 de Novembro, está inserida na Semana da Ciência e da Tecnologia que é promovida pela  Ciência Viva – Agência para a Cultura Científica e Tecnológica.

Para cada sessão os grupos devem ter 25 pessoas, fazendo-se a marcação por ordem de chegada.

N.N.

Astronomia no Museu de Cerâmica

Amanhã,  24  de Novembro, a partir das 18h00, vai realizar-se no Museu de Cerâmica a iniciativa “Janela para o Universo – 50 anos do ESO” que inclui uma sessão de observação  astronómica, a olho nu e com instrumentos. Esta será precedida por uma breve palestra,  integrada nas comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica que  se assinala nesta data em homenagem ao professor e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho.
A iniciativa, organizada pelo Clube de Ciência da Escola Secundária Raul Proença, em parceria com o Museu de Cerâmica, tem como tema a astronomia e servirá também para assinalar os 50 anos do ESO (Observatório Europeu do Sul), de cujo consórcio Portugal faz parte desde  2000. A sessão é destinada à  comunidade em geral.

N.N.

Alimentação, saúde e termalismo em debate nas Caldas

 

No próximo dia 29 de Novembro (quinta-feira) terá lugar uma conferência sobre Alimentação, Saúde e Termalismo em Meio Urbano na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Em debate estarão temas como o “turismo e lazer”, “termalismo e alimentação”, “sanatórios, alimentação e saúde”, “produtos biológicos e mercados” e “botica enológica: vende-se vinho na farmácia?”, que serão abordados por diversos especialistas.

O evento irá decorrer entre as 14h30 e as 18h30 e as inscrições são gratuitas, podendo ser efectuadas através do e-mail turismo.cmcr@gmail.com

F.F.

Feira de ocasião e recolha de sangue no Centro da Juventude

 

“Tralhas e Tarecos” é como se designa a feira que se dedica à venda e troca de artigos usados que se vai realizar nos  dias 24 de Novembro e 1 de Dezembro, entre as 10h00 e as 20h00, no Centro da Juventude. As inscrições custam cinco euros e devem ser feitas na secretaria do Centro.

Também no sábado, 24 de Novembro, vai realizar-se, entre as 9h00 e as 19h00, uma recolha de sangue feita em colaboração com a Associação de Dadores Benévolos de Sangue. O objectivo da iniciativa é chegar às 500 dádivas. Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é 60 anos.

N.N.

Expoaves este fim-de-semana na Expoeste

A XXVI Exposição Ornitológica das Caldas da Rainha – Expoaves  vai decorrer entre os dias 23 e 25 de Novembro, na Expoeste.

O evento estará aberto hoje, sexta-feira, das 1h400 às 22h00, amanhã, sábado, das 11h00 às 22h00 e no domingo entre as 11h00 e as 19h00.

S.G.

Vinhos do Douro nas Caldas

Amanhã, sábado, realiza-se na Estado Líquido (Zona Industrial) uma prova de vinhos do Douro da marca Beyra, que contará com a presença do enólogo Rui Reboredo Madeira.

Este especialista é o enólogo responsável pelo nono melhor vinho do mundo (o Carm 2007) e dará a provar nas Caldas da Rainha os vinhos Beyra branco 2011, o Quartaz branco 2011 e o Beyra superior branco 2011, entre outros.

As provas terão lugar em duas sessões, sendo a primeira das 11h00 às 13h00 e a segunda das 16h00 às 19h00.

A garrafeira Estado Líquido fica na Rua dos Breijinhos, 17, na Zona Industrial das Caldas da Rainha.

C.C.

LAUSANNE

Pintura de Jorge Valadas na Casa Mundo de Lausanne

Abre amanhã, 24 de Novembro, pelas 17h00, na Casa Mundo de Lausanne, na Suíça, uma exposição de pintura do caldense Jorge Valadas.

O autor, de 56 anos, é enfermeiro e dedica-se à pintura desde miúdo e esta é já a sua 13ª exposição. Jorge Valadas é enfermeiro e vem várias vezes por ano a Portugal.

Na pintura trabalha com acrílico e prefere a vertente abstracta.

Jorge Valadas mora em Martigny (zona francófona da Suíça) e vai estar até ao dia 8 de Dezembro na sua exposição na Casa Mundo, entre as 15h00 e as 18h00 para quem quiser conversar com ele sobre a sua obra.

A mostra pode ser apreciada até 8 de Dezembro no Atelier Casa Mundo de Lausanne. Segundo Jorge Valadas, trata-se de um espaço que se abre a várias comunidades estrangeiras que residem na Suíça. Este espaço fica na Avenida de Tivoli 14, em Lausanne.

N.N.

LEIRIA

João Serra dá conferência sobre cerâmica

No sábado, 24 de Novembro, pelas 15h30, no Museu Mimo, em Leiria, o investigador caldense e presidente da Capital Europeia da Cultura, João Serra, vai dar uma conferência sobre “A Arte e Indústria – A cerâmica desde o século XIX até à actualidade”.

Esta conferência insere-se no âmbito da realização da exposição de cerâmica da região de Leiria “Cerâmica – Reflexos de uma cultura” que está patente naquele museu.

N.N.

Conferência sobre alargamento da União Europeia no IPL

Vai realizar-se a 26 de Novembro (segunda-feira), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria, a conferência “As chaves para entender os processos de alargamento da UE”, organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL).

A iniciativa vai reunir especialistas nacionais e estrangeiros para debater os desafios do alargamento da União Europeia e surge no âmbito de um projecto de educação e sensibilização dos cidadãos para compreender os processos de alargamento da UE, nomeadamente a entrada da Turquia.

Trata-se de um projecto da Universidade de Economia de Bydgoszcz, na Polónia, co-organizada em Portugal pelo IPL, e que se realizará noutros nove estados-membros da UE.

José Manuel Silva, vice-presidente do IPL, sublinhou a pertinência do encontro “pela questão sempre latente da possível entrada de novos estados na União Europeia”. Para mais informações consultar o site www.ipleiria.pt

N.N.

LISBOA

Teatro da Rainha leva Kabaret Keuner à capital

O Teatro da Rainha apresenta nos dias 23 e 24 de Novembro, pelas 21h30, na Casa da Imprensa, em Lisboa, a peça Kabaret Keuner, de Bertolt Brecht. A peça é encenada por Fernando Mora Ramos e interpretada por José Carlos Faria.

N.N.

Luís Peças dá concertos no Reino Unido

O contratenor alcobacense Luís Peças está em digressão pelo Reino Unido. Entre hoje, dia 23 de Novembro, e domingo, o cantor lírico apresenta-se em três concertos em Farnham e Londres, um dos quais em Trafalgar Square.

Além de João Santos, o organista titular do Santuário de Fátima que habitualmente o acompanha, Luís Peças faz-se ainda acompanhar pela pianista e organista Claire Tester, bem como pelos jovens músicos Tom Balch, Guy Murgatroyd, Emily Morrinsson e Myles Wakelin-Harkett, no violino, piano, clarinete e flauta. Em destaque nestes concertos e recitais vão estar a música sacra e os grandes compositores dos séculos XVIII e XIX.

Luís Peças apresentou-se já por diversas vezes além-fronteiras, nomeadamente em França, Espanha, Suíça, Brasil, Estados Unidos, Holanda e Alemanha. Em muitas destas viagens foi acompanhado por João Santos.

Nas apresentações em terras de sua majestade, os dois contam com o apoio da embaixada de Portugal em Londres, Instituto Camões e TAP.

J.F.

NAZARÉ

Centenário do concelho dá mote a exposição na Nazaré

 

O Centro Cultural da Nazaré acolhe até 18 de Dezembro a exposição “Pederneira-Nazaré: 100 anos de concelho. 1912-2012”. Trata-se de uma mostra que reúne documentos, fotografias e objectos ilustrativos do marco histórico para a Nazaré que foi a aprovação, e publicação, em Dezembro de 1912, de um projecto de lei que manda chamar concelho da Nazareth ao até então concelho da Pederneira.

A exposição resulta de uma organização conjunta da Câmara da Nazaré e das juntas de Freguesia de Famalicão, Nazaré e Valado dos Frades. Na mostra colaboram ainda a Biblioteca da Nazaré, o Museu Dr. Joaquim Manso, Lusitania – Grupo Montepio, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, a Câmara Municipal de Alcobaça, o Centro de Estudos Nazarenos, Sérgio Leal Pedro e Vitor Louraço. Recuando um século, a exposição recorda a fundação de um concelho que antes de 1912 tinha sede na Pederneira e cujo território foi, ao longo do século XIX, por diversas vezes anexado ao concelho de Alcobaça.

Com entrada livre, a exposição pode ser visitada diariamente das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.

J.F.

ÓBIDOS

Teatro Amador de Óbidos junta 10 grupos do concelho

A partir de hoje, e até domingo, vai realizar-se no auditório da Casa da Música, o VII Festival de Teatro Amador de Óbidos, onde irão participar os 10 grupos de teatro do concelho.

Esta iniciativa é organizada pelo Centro de Recursos de Arte e Cultura para o Desenvolvimento Comunictário (CRAC.dc), do município de Óbidos, que desde 2005 tem apoiado os grupos de teatro amador. Actualmente estes já envolvem cerca de 90 pessoas, desde actores amadores a voluntários.

O Centro Cultural, Social e Recreativo Arelhense, em parceria com a autarquia, dispõe de um professor profissional de teatro que percorre todo o concelho e que coordena os ensaios dos 10 grupos amadores.

F.F.

Programa

 

23 de Novembro

15h00 – Participação Especial da Academia de Música de Óbidos

16h00 – Grupo “Despertar”, da Associação “A Minha Casa”, Olho Marinho, apresenta “Você e a TV”

17h30 – Grupo Sénior do Bairro Senhora da Luz apresenta “O Abominável Homem das Neves”

21h00 – Participação Especial da União Filarmónica de A-da-Gorda

21h30 – Grupo de Teatro “Dos 8 aos 80”, de A-da-Gorda, apresenta “Vidas Modernas”

24 de Novembro

15h00 – Participação Especial da Academia de Música de Óbidos

15h30 – Grupo Sénior da Sancheira Grande apresenta “No Meu Tempo foi Assim…”

17h00 – Grupo “Reflexos”, de A-dos-Negros, apresenta “Jubileu e Romieta”, de Tiago Couto Ansani

18h00 – Grupo “Animais de Palco”, da Amoreira, apresenta “O Urso”, de Tchekhov

21h00 – Participação Especial da Banda da Sociedade Musical Recreativa Obidense

21h30 – Grupo “Gaiatos da Vila”, das Gaeiras, apresenta “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna

25 de Novembro

15h30 – Grupo “A Raiz”, da Usseira, apresenta “P’ró Riso Temos o que é Preciso”, da Revista do Cadaval, Marina Mota e Grupo A Raiz

18h00 – Grupo Sénior do Arelho apresenta “Fados Arelhenses”

19h30 – Grupo “Fracos Mas Teimosos”, do Arelho, apresenta “Trágico à Força”, de Tchekhov

Sabores e leituras na Livraria Histórias com Bicho

No próximo sábado, 24 de Novembro, a Livraria Histórias com Bicho (Casais Brancos), vai receber a autora Cristina Nobre Soares, para partilhar sabores e leituras. Trata-se de uma actividade para toda a família, com início marcado para as 21h00.

Em “Histórias de Ler e de Comer” a autora parte do livro “The Little Princess”, de Frances Hodgson Burnett, para contar as suas histórias. “Cada receita conta uma história, cada sabor uma narrativa tecida com açúcar, canela, laranjas e farinha”, refere Cristina Nobre Soares.

A actividade, dirigida a toda a família, tem a duração de uma hora e um custo por pessoa de 3,50 euros.

No domingo, pelas 16h00, será apresentado o livro da editora Livros Horizonte, “A Fábrica do Tempo”, da autora Sílvia Alves e do ilustrador Pierre Pratt. A entrada é livre.

As inscrições, reservas e informações sobre estes eventos podem ser feitas através do tel. 262958610 ou info@obichinhodeconto.pt

Com a época do Natal a aproximar-se a livraria vai ter um novo horário. A partir do próximo domingo, 25 de Novembro, estará aberta ao público das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, durante todos os sábados e domingos até ao Natal (mantendo a folga às segundas-feiras).

F.F.

Artes plásticas em exposição nas Gaeiras

Está patente na pastelaria Bellíssimo (Gaeiras) uma exposição de artes plásticas, da autoria de Isabel da Graça Baptista, até 6 de Janeiro.

Durante o período em que decorre a mostra terão lugar sessões de contos de histórias com a artista.

A pastelaria Bellíssimo situa-se na Rua Principal, nº 26.

F.F.

TORRES VEDRAS

Concerto de Ana Moura no domingo

A cantora Ana Moura sobe ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedra, a 25 de Novembro, pelas 21h30, para dar a conhecer o seu mais recente álbum Desfado.

Trata-se do quinto álbum de originais e representa um momento de viragem na carreira da artista. Ana Moura apostou em nomes da nova geração de compositores nacionais como Manuel Cruz dos Ornatos Violeta, a cantora e compositora Márcia, Pedro da Silva Martins dos Deolinda, Miguel Araújo dos Azeitonas, Luísa Sobral e António Zambujo e também noutros, consagrados da música portuguesa, como Aldina Duarte, Tó Zé Brito, Manuela de Freitas e Pedro Abrunhosa.

Para a produção Ana Moura foi buscar Larry Klein, o multi-galardoado produtor norte-americano que tem no seu currículo trabalhos com Joni Mitchell e de Herbie Hancock. Este último tem uma participação especial em Desfado.

No palco, Ana Moura contará com a participação de Ângelo Freire (guitarra portuguesa), Pedro Soares (viola de fado), André Moreira (baixo e contrabaixo), João Gomes (teclados) e Mário Costa (bateria e percussões).

Este concerto terá uma duração de 75 minutos e o preço do bilhete é de 15 euros.

N.N.