BCI aposta numa gala de ópera para receber 2024 no CCC

0
538
A caldense Rita Marques irá atuar no primeiro concerto no centro cultural

Árias de ópera e banda vão receber o Ano Novo no CCC

A Banda Comércio e Indústria (BCI) vai realizar a 7 de janeiro de 2024, o concerto de Ano Novo da cidade. Este ano irá contar com a participação de dois cantores líricos da região e com reputação nacional e internacional. São eles, a soprano e caldense Rita Marques e o tenor Filipe de Moura, que é oriundo do concelho de Alcobaça. Ambos irão juntar algumas árias de ópera ao repertório de Ano Novo. Rita Marques que hoje marca presença nos palcos nacionais pertenceu à Banda Comércio e Indústria como oboísta.
“Será uma gala de ópera, que será um grande desafio para uma banda de músicos amadores mas será com certeza um grande concerto!”, disse o maestro Adelino Mota, acrescentando que os cantores farão solos e também alguns duetos. E a fechar um tema de Strauss, que também escreveu operetas. A BCI concorreu ao apoio da DGArtes que abriu para as associações culturais de caráter não profissional. Já se realizaram dos concursos e “fomos sempre muito bem pontuados”.
O primeiro foi o espetáculo “Volta ao mundo em 80 dias” que foi feito no CCC. Foi obtido um apoio de cinco mil euros para poder realizar projetos como a gala de ópera no Concerto de Ano Novo das Caldas. A BCI vai trabalhar o centenário do nascimento do compositor Joly Braga Santos e vai incluir, em todos os concertos, a interpretação de pelo menos um tema deste compositor português que Adelino Mota ainda chegou a conhecer. Estão também a preparar um intercâmbio com a Banda de Ourém que é dirigida pelo caldense João Paulo Fernandes. Antes de se dedicar à direção, também foi músico da BCI. “Serão mais de 100 músicos em palco”, disse Adelino Mota. acrescentando que se realizarão concertos nas Caldas e em Ourém. ■