Crónicas de Bem Fazer e de Mal Dizer – XXXVI

0
569
Gazeta das Caldas
Isabel Castanheira

QUARENTA ANOS DE CIDADE

Em 1967, Caldas da Rainha festejou quarenta anos de elevação a cidade, e a “Gazeta das Caldas”, resolveu por bem, assinalar tal data com uma publicação intitulada “Caldas da Rainha, quarenta anos de cidade, cinco séculos de história, 1967”.

Com a dimensão de 32×23,50 cms, e com um total de 44 páginas, mais capas, impressa a capa num fundo azul, dando revelo ao tríptico da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, numa fotografia da autoria de Octávio Teixeira (Estúdio da Rua da Infantaria 16, nr.º 102, Lisboa).

Gazeta das Caldas
Caldas da Rainha Quarenta Anos de Cidade Cinco Séculos de História – 1967

Esta publicação foi impressa na “Gratelo – Sociedade Gráfica do Restelo, Lda.”, Av. Ilha de Madeira, nr.º 22 A, em Lisboa.

É uma publicação de grande pendor político, pois é feita a apologia das personalidades que ocupam os lugares de destaque, quer a nível local, como são também evidenciados os caldenses que junto ao governo central desenvolvem a sua ação.

Mas também para que servem estas publicações, senão para propaganda política?

Claro está que há duas páginas que destacam a visita do Presidente da República, Almirante Américo Tomás, ao Museu Malhoa e ao Montepio e na inauguração das novas instalações da Escola Comercial e Industrial das Caldas da Rainha.

As páginas finais são preenchidas com publicidade, principalmente de estabelecimentos comerciais dos mais variados ramos, atividade económica pela qual a cidade sempre foi conhecida e conceituada.

Sob o ponto de vista da estética, esta publicação é de uma pobreza evidente, e como já sabemos o seu interior é todo impresso a negro.

Por julgarmos ser pouco conhecido, limitamo-nos a transcrever um soneto da autoria de Augusto de Carvalho, intitulado “Perfil de Uma Grande Rainha.”