Escola Bordalo Pinheiro acolhe uma “viagem” pelo percurso de Herculano Elias

0
604

Está patente no átrio da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro a exposição “Viagem”, da autoria de Herculano Elias. A mostra, que poderá ser apreciada até 14 de Julho, apresenta vários momentos da carreira deste mestre ceramista.
“Faço aqui uma viagem entre a tradição e a modernidade”, disse à Gazeta das Caldas o miniaturista, que trouxe à sua escola (que começou a frequentar aos 11 anos) obras representativas de várias fases do seu percurso na cerâmica.

“As minhas miniaturas têm cerca de cinco centímetros”, especificou o mestre enquanto faz uma visita guiada detendo-se numa ou outra peça mais significativa. Com tais medidas, Herculano Elias, que tem 80 anos, segue as regras do seu tio-avô Francisco Elias, que pertenceu à equipa de Rafael Bordalo Pinheiro e foi o criador desta arte em miniatura.
Eduardo Mafra Elias, sobrinho de Francisco Elias e também seu parente, deu seguimento a esta tradição familiar “só que as suas miniaturas tinham sete ou oito centímetros”, explicou. Herculano Elias está agora junto à Alegoria a Bordalo Pinheiro, uma peça em miniatura que criou em 2010, onde marcam presença várias das figuras que Bordalo criou nas Caldas. Nela constam Maria Paciência, Zé Povinho, o Policia e o Embriagado, “que é umas das últimas personagens típicas que Bordalo criou”, disse Herculano Elias sobre esta peça da homenagem. Próximo está um dos seus presépios, muito procurados pelos seus coleccionadores, e que é povoado por 45 figuras, retratadas ao pormenor.
Herculano Elias, que trabalhou na Fábrica de Faianças, na Secla e deu formação no Cencal, apresenta em “Viagem” esculturas e peças utilitárias onde fez experimentação na decoração, obtendo bons resultados na mistura de refractários com óxidos metálicos e até vidraças.
A mitologia marca presença na obra escultórica “A Leda e o Cisne” e há vários bustos, agora no átrio da renovada escola, que podem igualmente ser vistos em locais públicos da cidade como nos Bombeiros, no Montepio e no jardim público da Foz do Arelho.
Há um busto especial, que retrata Rafael Bordalo Pinheiro e que Herculano Elias vai oferecer à escola homónima. O autor foi agradavelmente surpreendido durante a inauguração da mostra pois foi-lhe oferecida a sua ficha de aluno desta escola, ainda com a designação de Escola Comercial e Industrial. “Estou ligado a este estabelecimento desde que tinha 11 anos, ainda como ouvinte, pois era muito novo para estar matriculado à noite”, disse este autor. Herculano Elias está de regresso a este estabelecimento de ensino, onde está a coordenar um curso livre de cerâmica para docentes, tendo como primeira temática a azulejaria. Para o mestre ceramista era importante que a cerâmica “pudesse regressar a esta escola”, rematou.
“Viagem” de Herculano Elias poderá ser apreciada até 14 de Julho, num período, contudo, em que aquele estabelecimento de ensino está reduzido a funcionários, professores e alunos que vão fazer exames.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt