Fotografias gigantes decoram plátanos do Parque D. Carlos I

0
790
Gazeta das Caldas
As fotografias têm como moldura madeira retirada das árvores do Parque e Mata

Onze imagens encontram-se em exibição no Parque D. Carlos I, penduradas nos plátanos. Da autoria do fotógrafo caldense Carlos Barroso, a mostra – que pode ser vista até 4 de Fevereiro – alia a cultura ao património natural do Parque e é um exemplo de como os próprios materiais ali existentes podem ser reutilizados. Por exemplo, os caixilhos que servem de moldura às fotos são feitos com troncos de madeira retirada das árvores do Parque e da Mata.
A exposição designa-se “Projecto Um – Padrões e Transparências” e, de acordo com o seu autor, Carlos Barroso as imagens retratam locais da região, e em especial do concelho das Caldas, que são desconhecidos da maioria da população. Ana Cruz, Maria Caldeira, Gonçalo Capinha, Sara Inês, Mara Pereira, Daniela Cortêz, Daniela Crismaru, Melina Santos, Bruno Marques, Vera Nogueira e Cláudia Morais foram os modelos fotografados em locais como a Lagoa de Óbidos, Gruta do Pêgo, Almofala, Salir de Matos, em edifícios da cidade, na Serra do Bouro, Paul de Tornada, entre outros.

Inicialmente a mostra esteve patente na sala de exposições temporárias no Museu José Malhoa, mas agora saiu, literalmente, para a rua. O autor conta que aceitou “de imediato” o desafio da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório e que gostaria que outros artistas se seguissem, exibindo os seus os trabalhos ao ar livre, “à prova da chuva, sol, vento e até do vandalismo, pois só desta forma será possível continuar a existir mais trabalhos culturais no pulmão do centro da cidade”, remata.
Carlos Barroso é fotógrafo desde 1989, tendo formação no Ar.Co, Cenjor e no Instituto Politécnico de Tomar. Fotojornalista desde 1991, já passou por vários órgãos de comunicação social, entre eles a Gazeta das Caldas.