“Insanus” vai ter edição especial com música de Daniel Bernardes

0
943
Gazeta das Caldas
No final houve uma longa fila para conseguir um autógrafo do autor |Natacha Narciso

Duzentas pessoas assistiram no domingo, 9 de Julho, no CCC, à apresentação de “Insanus”, a colectânea  de contos do autor caldense Carlos Querido. O livro foi apresentado por António Mega Ferreira e contou com um momento musical prévio no qual o pianista Daniel Bernardes impressionou o público com uma composição inspirada nos contos “Insanus”.

Nas Caldas, a literatura tem direito ao palco maior. “Insanus” foi dado a conhecer no grande auditório do CCC e a sessão foi antecedida por uma outra expressão artística: a música. A improvisação do pianista Daniel Bernardes impressionou o público. As melodias, inspiradas nos próprios contos, tocaram os presentes que aplaudiram fortemente a actuação, após uma audição atenta feita em silêncio absoluto.
Entre o músico, o editor e os responsáveis do CCC, surgiu logo a ideia de gravar este prelúdio que vai acompanhar “Insanus”, numa edição especial que se espera poder estar pronta para o próximo Natal.
Seguiu-se a apresentação da obra por António Mega Ferreira, que levantou um pouco um véu sobre os microcontos criados por Carlos Querido. Nestes “há uma sombra que acaba a comandar a figura que a projeta, e dela foge, deixando o ser na mais absoluta solidão”, disse. Uma das personagens é um o cardíaco “que assume a personalidade e a vida anterior do portador do coração para si transplantado”. Noutro conto, existe um neto “que reivindica a partilha da memória heróica do avô e que com ele mergulha, em flash-back, nas trincheiras da batalha de La Lys”, ao passo que noutra micronarrativa, há um homem que não se conforma com o passado que a amada viveu sem ele, “e que lhe destrói pelo fogo as recordações, para que delas apenas lhe reste um baú vazio”.