Sá Nogueira cria e recupera azulejos hispano-mouriscos

0
1659
Fachada da Estação da CP nas Caldas
Os originais de Bordalo Pinheiro, que decoram a fachada da estação da CP nas Caldas, foram recuperados por José Sá Nogueira em 2004 - Natacha Narciso

Patrimonium, assim se intitula a proposta de José e Amélia Sá Nogueira para a segunda colecção de cerâmica da Gazeta das Caldas. O seu atelier de trabalho situa-se em A-dos-Francos onde produzem as suas propostas com base no azulejo, sobretudo hispano-mourisco.
Há uma forte ligação entre estes dois autores e Sintra, localidade onde vendem as suas peças e também se inspiraram para colecções próprias.

Foi com base nos azulejos dos frontais dos altares da Igreja do Pópulo, que datam do século XVI que os autores se inspiraram para realizar a sua proposta para a colecção da Gazeta das Caldas. Estes são hispano-mouriscos, género onde o casal Sá Nogueira se especializou.
Para as suas criações, inspiram-se nos vários padrões presentes no Palácio Nacional de Sintra (ou Palácio da Vila) dado que é ali que se encontra a maior coleção de azulejos hispano-mouriscos in situ da Europa.
É a partir daquele local que têm estudado e feito reproduções dos padrões azulejares que depois servem de base para produzir objectos, como por exemplo, caixas de vários tamanhos cujas tampas são um azulejo. Estes são vendidos nas lojas da empresa Parques de Sintra – Monte de Lua que tem a seu cargo a gestão dos palácios nacionais de Sintra e Queluz, o Parque e o Palácio da Pena, os jardins e o Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos, o jardim e o Chalet da Condessa de Edla, entre outros.

As peças são adquiridas por turistas dos cinco continentes e é assim que o trabalho dos caldenses viaja para todo o mundo.
Entre as peças que o atelier caldense faz para Sintra contam-se, por exemplo, as colecções Carrancas e Gárgulas que foram criadas com inspiração no património daquela vila.
Há uma outra obra – um painel de dois metros por 1,60 metros, composto por 180 azulejos – com assinatura Sá Nogueira, feita em 2015, e que pode ser apreciada no Palácio Nacional de Sintra.
Entre outros projectos de grandes painéis azulejares para entidades e espaços comerciais, há um que os ceramistas destacam: dada a especialização que têm na área do hispano mourisco, José Sá Nogueira foi o artista convidado, em 2004, a efectuar o trabalho de recuperação do conjunto azulejar da autoria de Bordalo Pinheiro, que embeleza a fachada da estação da CP das Caldas da Rainha.
O azulejo marca forte presença na arquitectura caldense e por isso “poderia dar origem a uma rota, tal como acontece, por exemplo, em Ovar”, disseram os ceramistas, que além de apostarem forte no turismo cultural, têm também clientes empresariais que lhes encomendam peças para oferecer durante a realização dos seus congressos.
Ainda na senda da internacionalização do seu trabalho, o casal Sá Nogueira vai participar na Argillà – Feira de Cerâmica de Faenza (Itália) que se vai realizar nos dias 31 de Agosto e 1 e 2 de Setembro de 2018.
Patrimonium, do Atelier Sá Nogueira é a segunda peça da segunda colecção de cerâmica, lançada pela Gazeta das Caldas, sob o tema das Termas das Caldas. Custa 30 euros para os assinantes do jornal e 35 euros para o público em geral.

[caption id="attachment_115047" align="alignnone" width="850"]José Sá Nogueira junto ao painel José Sá Nogueira junto ao painel que criou e que pode ser apreciado no Palácio Nacional de Sintra – Natacha Narciso[/caption]