Torneio internacional juntou 40 equipas jovens em Óbidos, Nadadouro e Bombarral

0
748

Pelo segundo ano consecutivo a empresa Futbol Base Internacional escolheu a região para a realização de um torneio de futebol jovem em Portugal. Este ano a competição esteve centrada em Óbidos, mas decorreu ainda no Nadadouro e no Bombarral, juntando 21 equipas espanholas, uma argentina e 18 portuguesas.

O Portugal Internacional Cup 2016 decorreu entre 23 e 27 de Junho e trouxe uma larga comitiva espanhola à região. O futebol serve de base para um roteiro turístico. Nas pausas da competição os visitantes conhecem o que de melhor a região tem para oferecer. Mas na hora da competição, esta é levada bastante a sério.
O torneio faz sentir os jovens atletas que estão a competir ao mais alto nível. A entrada das equipas é feita ao som do tema da Liga dos Campeões. Antes dos jogos são entoados os hinos nacionais. E após as finais, vencedores e vencidos até tiveram direito a subir à tribuna do Municipal de Óbidos para receber as taças e as medalhas. O clima em redor do campo é de convívio, mas dentro do relvado ninguém quer perder.
Às equipas visitantes, que estão em maioria e viajam de vários pontos de Espanha, mais uma, do Huracan, da Argentina, juntam-se 18 equipas da região, como AE Óbidos, Nadadouro, Bombarralense e Beneditense. E este ano até houve vencedores entre as equipas locais, como foi o caso dos juniores do Bombarralense.
José Serrano, director do torneio, fez um balanço positivo da iniciativa, que pé ante pé pretende fazer deste um dos maiores torneios de futebol juvenil da Península Ibérica. “Os resultados são o que menos importa, o fundamental é o convívio entre todos os elementos das equipas e penso que foi agradável para todos”, realçou.
Esta é uma forma de aproveitar o turismo desportivo ligado, envolvendo a família. Os atletas estrangeiros viajam com packs adquiridos, que incluem estadia e programas turísticos. “O objectivo é que conheçam bem a região e fiquem com vontade de voltar, seja através do torneio, seja em férias”, diz José Serrano.
É também esse fim de promoção que faz com que as autarquias locais e os clubes colaborem com a organização do evento. “Como português, é um orgulho para mim ver que as diversas entidades nos acolhem tão bem”, concluiu.