Na Nazaré o primeiro dia desta atípica época balnear teve pouca gente no areal, que tem uma lotação acima das 17 mil pessoas

A época balnear começou oficialmente no passado sábado, 6 de Junho, na Nazaré. A meteorologia fez com que pouca gente tenha optado por ir à praia, o que facilitou o cumprimento das regras. As medidas para garantir a segurança foram devidamente acauteladas pelas entidades competentes e o presidente da associação de Nadadores Salvadores da Nazaré, que é responsável pela gestão da lotação do areal, apela, além disso, a que os banhistas optem pelas praias vigiadas

No passado sábado iniciou-se oficialmente a época balnear no concelho da Nazaré. Gazeta das Caldas consultou a app Infopraia (viu que a lotação era baixa) e foi ver as medidas tomadas para garantir a segurança.
À entrada, com um corredor distinto da saída, um sinal explica que deve ser mantido um metro e meio de distância e que é obrigatório o uso de calçado nos corredores de circulação. “Em virtude da meteorologia a afluência de pessoas não trouxe uma imagem completa”, faz notar Daniel Meco, presidente da associação de Nadadores Salvadores da Nazaré. Tal facto facilitou o cumprimento das regras, nomeadamente, a distância de segurança entre grupos. “As pessoas têm respeitado os acessos e as distâncias sociais e o mar tem estado calmo, não houve incidentes nos primeiros dias”, esclareceu. O mesmo responsável deixou um apelo aos banhistas: “que tenham o bom-senso de ir para praias vigiadas”, até porque o contrário poderá acarretar outro tipo de problemas.
Sendo simultaneamente o responsável pela lotação da praia, Daniel Meco explicou que não têm um contador exacto, mas que fazem análises constantes às duas zonas de praia para perceber a quantidade de pessoas e de chapéus. “A Nazaré está preparada e tem todos os meios para garantir a segurança”, afirmou.

BANHISTAS SATISFEITOS

Já depois de molhar os pés na água – que disse estar fria -, Edgar Branco falou à Gazeta das Caldas. “Viemos do Sardoal, da zona de Abrantes, passar o dia cá e até agora não notei muitas diferenças, além das entradas separadas. Está a ser um primeiro dia calmo, com poucas pessoas, porque o tempo não está bom”, fez notar, acrescentando que viu “bastantes restaurantes abertos, o que é positivo”.