Especialista italiana pesquisa origem das semelhanças entre os bordados das Caldas e o ponto italiano

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Genoveffa Michela Porpora, especialista italiana em artes decorativas e directora da revista Cora, esteve recentemente nas Caldas da Rainha para investigar as semelhanças entre os bordados locais e o Punto Umbro, Sorbello, Portoguese que se utiliza no seu pais.
As semelhanças são muitas. Há motivos simétricos e geométricos de folhas, flores, cestos, ânforas, pássaros, coroas, para alem de uma enorme profusão de arabescos que são comuns aos dois tipos de bordados.
São tantas as coincidências que até a bordadeira caldense Liseta Pereira, da Capelista das Termas, ficou admirada quando teve contacto com o Punto Umbro, Sorbello, Portoguese. “Há muitas semelhanças, mas pelas datas percebi que os nossos são mais antigos”, disse Liseta, salientando a importância desta pesquisa e a troca de conhecimentos com Genoveffa Porpora, também ela executante.
Mas se foram os Bordados das Caldas a influenciar aquele estilo italiano, como se deu esta transmissão cultural? Genoveffa Porpora tem algumas teorias sobre o assunto: “podem ter surgido da vinda de uma marquesa italiana às termas, ou então, de uma professora [daquela marquesa] de artes decorativas. Esta é uma das hipóteses. Só teremos a certeza quando encontrarmos documentos que o comprovem”, referiu.
A especialista vive e trabalha em Perugia, na região de Umbria, e já escreveu vários livros sobre a história e a técnica de execução de diversos bordados italianos, contribuindo para a divulgação e preservação daquele património histórico, artístico e cultural. Esta autora também organiza conferências e cursos de formação profissional nestas áreas e defende que as artes artesanais podem constituir um interessante nicho de mercado e criação de emprego. Na calha está um livro dedicado apenas ao Punto Umbro, Sorbello, Portoguese, onde se explica de que forma este bordado se cruza com o Bordado das Caldas e com a própria história das Caldas da Rainha.
N.N.