Responsáveis da AIC visitaram espaços nas Caldas e Alcobaça

0
379
Os elementos da AIC visitaram vários espaços caldenses e alcobacenses

Membros da Academia Internacional de Cerâmica estiveram na região para preparar congresso mundial em 2024

Decorreu, durante a semana passada, a visita de trabalho a Alcobaça e às Caldas feita pelos membros da Academia Internacional de Cerâmica (AIC), sediada em Genebra . Aos dois concelhos oestinos vieram Torbjørn Kvasbø, o presidente da Academia, Oriol Calvo, membro do Executivo da AIC e representante dos países do Sul da Europa e Karolina Johansson, coordenadora do AIC, para preparação do 51º Congresso da Academia que se realizará na terceira semana de setembro de 2024.
A receção à comitiva foi feita em Alcobaça com a presença dos dois presidentes das autarquias vizinhas. Na sessão foi debatido o modelo de implementação para este congresso que trará a Portugal elementos da AIC dos quatro cantos do mundo. O convite para organizar este evento foi feito à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), cuja presidência pertence a Aveiro. “Só que em 2024, Aveiro está a realizar a sua Bienal e por isso acordou com os membros da direção, Caldas e Alcobaça, a realização deste congresso mundial”, disse a vereadora da Cultura, Conceição Henriques à Gazeta.
Além das visitas a espaços museológicos, a ateliers de autor e a unidades industriais, foram visitados equipamentos como o CCC ou o Mosteiro de Alcobaça, pois ambos irão receber eventos do 51º Congresso da AIC. Os elementos da Academia aproveitaram para conhecer os membros portugueses da AIC – Ana Cruz e Betânia e ainda Carlos Enxuto. Segundo Conceição Henriques, a visita “correu muito bem”, pois os dirigentes manifestaram grande apreço pelo facto dos dois concelhos terem grande presença cerâmica, seja no pequeno atelier, seja nas unidades industriais. Soma-se o facto das Caldas possuir estabelecimentos de ensino ligados à cerâmica.
Os dois concelhos têm um ano para preparar o evento, que vai acolher convidados de vários países do mundo. ■