Alimentação saudável junto à Praça da Fruta

0
3329
Gazeta das Caldas - Granel da Rainha
A nutricionista Tânia Silva abriu a Granel da Rainha para proporcionar alimentos diferentes aos seus clientes

A loja Granel da Rainha, situada no número 81 da Praça da República, introduz uma filosofia ligada à alimentação saudável e aos actos de sustentabilidade. A maioria dos produtos é vendida a granel.
Tânia Silva é nutricionista e foi a dificuldade que tinha em referenciar alimentos diferentes aos seus clientes no Oeste que a levou a abrir a loja Granel da Rainha. “Também dou consultas na zona de Lisboa e lá é mais fácil referenciar alimentos diferentes do que nas Caldas, por isso decidi abrir cá uma loja”, explica.
O conceito de venda a granel serve vários propósitos. É mais cómodo para os clientes, que assim podem comprar pequenas quantidades para provar alimentos diferentes, e depois podem comprar as quantidades que quiserem. Nos supermercados isso não é possível, uma vez só se pode comprar embalagens inteiras.
A lista de produtos é extensa e está em constante actualização. Há uma grande variedade de chás, com mais de 50 referências, e de farinhas (mais de 20). A oferta inclui ainda especiarias, ervas aromáticas, sal dos Himalaias, leguminosas, cereais em diversas formas, superalimentos, bebidas vegetais, leguminosas, fruta desidratada, sementes, frutos secos, pão artesanal, barritas saudáveis, entre outros.
Como nutricionista, Tânia Silva explica as qualidades e a terapêutica aplicada a cada alimento. A preferência é por produtos biológicos e o principal objectivo é reduzir dependência da sociedade pelo açúcar, que diz ser um vício “pior que a cocaína”. O consumo de açúcar causa uma dependência que é difícil de tratar. “É um processo complicado, mas não impossível. O segredo é ir substituindo os açúcares por outros naturais”, aconselha.

O comércio a granel evita a proliferação de embalagens de plástico na sua loja, cumprindo assim uma função de sustentabilidade ambiental. Tânia Silva aconselha os clientes a optarem por embalagens reutilizáveis, nomeadamente frascos de vidro para conservas, que cumprem muito bem a função de resguardar os alimentos e estão de novo na moda, pelo que são fáceis de encontrar e acessíveis no preço.
Tânia Silva diz que o negócio tem corrido bem. “O passa a palavra já funciona e as pessoas gostam da variedade e do conceito”, conta.
Estar perto da Praça da Fruta é uma vantagem “porque é um mercado muito conhecido em todo o país, o que traz muita gente”, realça. E até os vendedores da praça já referenciam a loja quando os clientes lhes pedem produtos que eles não têm.
A loja, aberta de segunda a sábado das 10h00 às 19h00, criou apenas o posto de trabalho de Tânia Silva, que não quis divulgar o montante investido.
Num espaço contíguo Tânia Silva dá consultas de nutrição e tem ainda um conjunto de serviços relacionados com saúde, nutrição e bem-estar.