Cartão Municipal vai facilitar pagamento de serviços públicos na Nazaré

0
473

A Câmara da Nazaré juntou-se ao BES e criou um cartão que permite aos munícipes gerir os acessos e efectuar pagamentos de vários serviços disponibilizados pela autarquia. O Cartão Municipal da Nazaré, que foi recentemente apresentado aos nazarenos e comerciantes locais, já está a funcionar nas escolas do concelho. Cerca de 1.300 alunos utilizam-no para pagar as refeições em cantinas e refeitórios.
Em breve o cartão vai agregar vários serviços municipais, sendo que os seus utilizadores o vão poder usar para se identificarem e pagarem a utilização de equipamentos desportivos, aulas de formação artística, na Biblioteca Municipal e nos transportes urbanos. Serviços que passarão a ser pagos de forma cómoda e segura no Multibanco ou na Internet.
De acordo com o presidente da autarquia nazarena, Jorge Barroso, “o principal objectivo é fazer uma gestão mais eficaz dos serviços prestados e evitar a multiplicação de cartões de identificação associados a cada um desses serviços”. E para garantir a segurança dos seus utilizadores, incluindo dos mais pequenos, o cartão “não tem qualquer valor monetário, só pode ser traduzido em serviços”. Para o autarca os benefícios do cartão municipal vai ainda mais longe, permitindo uma melhor gestão dos recursos físicos, materiais e humanos dos vários serviços municipais, uma vez que será possível perceber quantas pessoas usam e quando e a que horas usam cada um dos serviços.
Jorge Barroso admite que não foi fácil encontrar um parceiro que quisesse investir nesta iniciativa, mas o director-adjunto do Departamento Comercial Sul do BES, Décio Alves, salientou o “espírito inovador e empreendedor” da autarquia e considerou que o Cartão Municipal da Nazaré é “um forte exemplo a seguir”. Nesta parceria o BES assegura os custos iniciais do projecto, como as despesas de emissão dos cartões, campanhas de adesão, acções de divulgação. “O BES está a investir para ver como corre e como pode ser aplicado noutras autarquias”, afirmou Décio Alves.
Além da utilização nos serviços da autarquia, o Cartão Municipal pode ainda ser transformado num cartão multibanco personalizado. Basta que o seu utilizador se queira tornar cliente do BES, tendo acesso a vantagens em produtos e serviços do banco e a descontos nos estabelecimentos comerciais nazarenos que adiram ao programa Rede+.

J.F.