“Eu não tenho tido mais sorte ou mais azar do que qualquer outra pessoa. A diferença é que, quando a sorte se cruza comigo, eu tiro partido dela”. Quem o diz é o empresário de sucesso Sir Richard Branson, presidente do grupo Virgin, composto por mais de quatrocentas empresas em todo o mundo, empregando cerca de 50.000 pessoas e facturando mais de 13 biliões de euros. Este destacado membro da Confraria dos Sortudos afirma, ainda, que “é preciso acreditar na sorte para a ver e compreender”, ou seja, inverter os termos do velho adágio “ver para crer”, expressão da dúvida e da descrença atribuída a S. Tomé.
Para perceber a sorte enquanto oportunidade, e aproveitá-la convenientemente, importa ter, não só a atitude referida, mas também a preparação adequada. Na verdade, a guitarra pode chegar-nos facilmente às mãos, mas se não tivermos unhas para a tocar, nada feito. A sorte é, assim, o produto de uma equação em que os factores são a preparação, a atitude, a oportunidade e a acção, sendo todos necessários para a obtenção de um resultado positivo e todos dependentes, em alguma medida, da capacidade e motivação humana. “Crer para ver, como S. Branson” não é, por isso, uma mera versão paródica daquele adágio.
As pessoas com sorte acreditam que esta lhes pode bater à porta a qualquer momento, façam muito ou pouco por ela, e que a sorte pode acontecer – e repetir-se vezes sem conta – mesmo depois de uma série de azares. Esta é a razão pela qual os sortudos são, geralmente, menos supersticiosos e preconceituosos que os azarentos. Ter expectativas positivas sobre a possibilidade de ser bem sucedido, funciona como profecia auto-realizadora, a qual condiciona favoravelmente a forma como a realidade é percepcionada por nós próprios e pelos outros. Contudo, essas expectativas optimistas devem ser compensadas com a capacidade de lidar com o fracasso e a frustração, pois o facto de elas poderem gerar resultados mais favoráveis, não garante que eles aconteçam sempre. Para gáudio dos devotos de S. Tomé.
José Rafael Nascimento
jn.gazeta@gmail.com