Espaço Saúde – De Boca Aberta – Não abandone os animais e já agora cuide-lhes dos seus dentes

0
460

Numa época do ano em que há sempre um aumento de animais (cães e gatos) abandonados, é sempre bom lembrar que esse é um acto desumano e criminoso!
Agora que o alertamos para esta incúria, vamos lá falar da saúde oral dos nossos melhores amigos. Temos cada vez mais a certeza que a saúde oral é fundamental para a saúde geral. E se esta é uma grande verdade para os humanos, também o é para os animais.
As bactérias que habitam as bocas dos cães e dos gatos das nossas vidas, podem causar problemas sérios de saúde. Muito mais  que o mau hálito e a perda de dentes, estas bactérias podem estar relacionadas com problemas renais e cardíacos.
Uma infecção causada por um problema gengival pode entrar na circulação sanguínea e vir a afectar os rins, fígado e o coração. Segundo a Associação Americana de Veterinários, por volta dos 3 anos de idade, 80% dos cães e 70% dos gatos mostram sinais de doença periodontal.

Cuidar dos dentes dos animais de estimação é ainda visto como um acto tolo e sem sentido. No entanto, os tempos mudaram, a alimentação destes animais é diferente e essas alterações implicam diferentes cuidados. Pode parecer tolo, mas escovar os dentes do seu cão é uma forma de evitar outros problemas graves de saúde, que podem ser prejudiciais para a vida do animal.
È importante olhar para a boca dos animais e observar se existem sintomas de algum tipo de doença. Os sintomas das doenças orais nos cães e gatos são:

-Dentes amarelos e ou com manchas castanhas
-Gengiva inflamada e a acumulação de um placa esbranquiçada junto à gengiva
-Dentes a abanar
-Mau hálito

E porque é que as doenças orais nestes animais são cada vez mais comuns? A resposta é simples:

-Os animais não conseguem escovar os dentes.
-O “hálito de cão” é normalmente aceite como normal
-Os nossos animais de estimação são cada vez mais mimados com alimentos açucarados e comida mole.
-Não existe o hábito de escovar os dentes aos animais
Falta mudar as mentalidades. Quando se decide ter um cão ou um gato em casa, terá de ser para o melhor e para o pior. Ridículo não é ter de escovar os dentes a estes “companheiros”, ridículo é prejudicar a sua saúde…

Mário Rui Araújo
mra@meo.pt