Falecimento do Doutor Miguel Montenegro de Andrade

0
2147

Faleceu aos 93 anos o Doutor Miguel Montenegro de Andrade, Professor Catedrático de Mineralogia e Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e um bom amigo do concelho das Caldas da Rainha.
Embora só com grande atraso tenha a notícia chegado ao nosso conhecimento, julgo, mesmo assim, que deve esta Assembleia manifestar o seu voto de pesar, bem como apresentar à família as devidas condolências.
Este ilustre homem de ciência, doutorou-se em Ciências Geológicas tendo leccionado nas Universidades de Coimbra e depois no Porto, onde chegou a Professor Catedrático em 1962. Na Universidade do Porto deu aulas a mais de uma geração de alunos e foi director do Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico, ao mesmo tempo que foi investigador e publicou dezenas de trabalhos científicos, alguns dos quais sobre a região caldense e suas áreas limítrofes.
Passou à situação de Professor Jubilado em 1992 e com uma mais ampla liberdade, mobilizou o seu velho entusiasmo para continuar incessantes buscas e pesquisas, mais em particular na área das Caldas e por todo o nosso oeste estremenho, a zona da sua predilecção, pela qual desde à muitos anos se apaixonara sem reservas.
Natural de Santo Tirso, coube ao acaso trazê-lo até Tornada, que considerou sua terra adoptiva. Aqui fez a sua base logística, de onde partia à descoberta das riquezas mineralógicas e geológicas do concelho das Caldas e áreas circundantes. Pesquisador inato, sabedor, percorreu durante anos a fio cumeadas e arribas, grutas e pedreiras, em todo o lado procurando e colhendo amostras da sua especialidade. A ele se deve a descoberta de  verdadeiras raridades mineralógicas e geológicas e a preservação de algumas autenticas jóias naturais. Exemplares que hoje são belas peças de Museu ou enriquecem valiosas colecções didácticas, distribuídas às escolas.
É neste contexto, que o Professor Montenegro de Andrade descobre, no início dos anos 70, as Grutas de Salir do Porto, embora com acesso restrito a bem da sua conservação, não deixam de ser um ex-libris desta localidade. Embora de dimensão mais modesta que a das suas congéneres da Serra d’Aire, as Grutas de Salir do Porto são todavia belíssimas, admiráveis em pormenores raros ou inéditos, cuja existência não se verifica nas suas irmãs de maior tamanho, onde a natureza não se apurou da mesma forma. Inestimável património, foi obra e mérito do Professor Montenegro de Andrade ter descoberto e trazido ao conhecimento público a existência do que constitui uma dádiva valiosa e perene oferecida à Freguesia de Salir do Porto e ao concelho das Caldas da Rainha.
Por este motivo, a Junta de Freguesia de Salir do Porto lhe dedicou uma Rua com  o seu nome. Pela mesma razão, se outras mais não houvesse – e houve, sem dúvida, a nível da divulgação das Caldas no meio académico e cientifico e da sua esclarecida e activa postura na defesa local dos valores ambientais e ecológicos, foi o Professor Doutor Miguel Montenegro de Andrade credor do nosso apreço e reconhecimento, pelo que, além dos pêsames à família, é de justiça que à sua memória dediquemos este momento de singela homenagem.

Abílio Luís
Presidente da Junta de Freguesia de Salir do Porto