Votos para Caldas 2016

0
702

Caldas_2016_finalCom o ano de 2015 a chegar ao final, não é tanto a altura de fazer um balanço do melhor e do pior que se passou neste ano nas Caldas da Rainha, mas sim de expressar os melhores votos para o novo ano que está prestes a despontar. ‘Ano Novo, Vida Nova’, diz-se e com razão! Nós os caldenses, tal como todos os outros portugueses, necessitamos na verdade de uma vida nova, uma nova esperança, que nos alimente os sonhos e as ambições pessoais e colectivas num projecto de futuro mais informado e participado. Necessitamos de mais e melhor informação sobre as opções de futuro para todos nós, mais transparência, melhor justiça social e económica! É agora a altura de substituir a política da austeridade a todo o custo por uma nova política, que olhe novamente para os cidadãos como actores centrais do desenvolvimento económico e social.
Sou daqueles caldenses que entende que, nas Caldas da Rainha, necessitamos urgentemente de alternância democrática. A maioria que governa os destinos do municípo das Caldas da Rainha já está instalada há mais de 20 anos, sem alternância, o que, convenhamos, é tempo demais! É por isso que sou da oposição a esta maioria instalada e luto, não só pelo reconhecimento dos direitos da oposição, mas também pela discussão, concepção e apresentação abrangente de políticas e soluções alternativas. Este tempo excessivo de maioria instalada tem gerado os piores vícios no exercício do poder municipal pelo PSD local, com reflexos negativos no desenvolvimento actual das Caldas da Rainha.
Agora é a altura de olharmos para o futuro e não para o passado. Caldas da Rainha pode ser muito melhor no futuro, não só para o bem dos caldenses que nela vivem e trabalham, mas também para o de todos os habitantes do Oeste, para os quais as Caldas da Rainha constitui uma centralidade relevante para as suas vidas. Os meus votos para as Caldas em 2016 são por isso votos de esperança num futuro melhor para todos nós.
1. Faço votos para que o município possa desenvolver as políticas necessárias para tornar as Caldas da Rainha num concelho e cidade mais europeia e cosmopolita, atraindo mais visitantes nacionais e estrangeiros.
2. Faço votos para que as Caldas da Rainha desenvolvam um projecto participado por todos para o futuro do Hospital e património termal, uno e indivisível mas alargado a toda a região, em sintonia com todo o potencial do património hidrogeológico da região, incluindo o mar e o surf.
3. Faço votos para que a linha e as estações ferroviárias do Oeste possam ser modernizadas, fazendo com que o fluxo crescente de visitantes e turistas à região de Lisboa possa também ser alargado à região Oeste.
4. Faço votos para que a segunda fase do projecto de desassoreamento da Lagoa de Óbidos, nomeadamente dos braços da Barosa e Bom Sucesso, possa ser um instrumento fundamental na construção global do seu Plano de Gestão Ambiental, diversificando a base económica das actividades nas suas margens e criando uma alternativa mais ecológica ao turismo exclusivamente de praia.
5. Faço votos para que os centros das freguesias das Caldas da Rainha sejam valorizados e considerados como centros históricos do nosso concelho, elementos fundamentais da sua identidade económica e social.
6. Finalmente, faço votos para que os meus votos possam também ser os vossos caros leitores e que juntos possamos contribuir para a construção de um projecto colectivo de desenvolvimento da nossa cidade e concelho !