Confronto entre Fernando Costa e JSD das Caldas reaberto em programa de televisão

0
486

notícias das CaldasO mau estar entre Fernando Costa e a direcção da JSD caldense voltou a fazer-se sentir na sequência de um comentário feito pelo autarca durante uma entrevista no programa “5 para a meia-noite” da RTP 2, em directo, durante o princípio da madrugada de 29 de Setembro.
“Recentemente tive um problema com a JSD da terra, precisamente por causa dos empregos. Zangaram-se comigo, mas para mim é mais importante defender as questões municipais e ter critérios do que ceder a certas pressões”, comentou o presidente da Câmara durante uma conversa em que se abordava as questões financeiras das autarquias.

Pouco tempo depois da afirmação, o presidente da JSD das Caldas, Paulo Espírito Santo, colocava nas redes sociais (Twitter e Facebook) o comentário: “ao @5mnoite candidatei-me e ganhei a @JSDCaldas sem oferecer lugares a ninguém… Sr. Presidente @f_costa2009 não é preciso mentir tanto!”.
Curiosamente o próprio Paulo Espírito Santo tinha feito promoção da presença de Fernando Costa nesse programa. “Não percam Fernando Costa hoje no 5 para a meia noite… Temos serão hoje!!”, comentara.
Recorde-se que na noite em que Paulo Espírito Santo foi eleito presidente da JSD das Caldas, a 27 de Agosto, Fernando Costa dirigiu-se à sede do partido e acusou a lista vencedora de ter feito promessas de empregos e de apoios para ganharem votos.
Nessa noite, Fernando Costa revelou ainda que há algum tempo tinha sido pressionado para dar um emprego ao anterior presidente da secção da JSD, Paulo Ribeiro, depois de este ter terminado um estágio na Câmara.
Acusações que foram prontamente desmentidas à Gazeta das Caldas, tanto por Paulo Espírito Santo como por Paulo Ribeiro.
O assunto foi debatido internamente na reunião da comissão política de 29 de Setembro e Fernando Costa revelou à Gazeta das Caldas que os elementos da JSD que participaram “admitiram que um dos vice-presidentes da lista vencedora fez promessas a um desportista que iriam obter apoios, mas emendaram a mão e disseram que eram apoios de empresas”.
Para Fernando Costa, o facto desta juventude partidária “andar a pedir apoios a empresas para um atleta, ainda é mais grave porque é misturar a política com interesses económicas”, até porque entende que a promessa foi feita “como compensação para votar na lista”.
Em causa está um atleta das Caldas que pratica desporto em Peniche, ao qual o presidente da Câmara negou apoio financeiro devido “ao momento de crise”.
O autarca denunciou também o caso “de uma pessoa a quem foi dito que se votasse na lista (que foi a vencedora) teria mais facilidade em encontrar emprego” e do facto de ter aparecido numa festa no Carvalhal Benfeito uma mensagem de apelo ao voto na lista de Espírito Santo, num placard electrónico de publicidade propriedade de uma empresa privada (cujo nome não revelou). “Isto é grave do ponto de vista ético e moral”, afirmou.
Apesar das acusações que fez, Fernando Costa acha que esta matéria não é suficiente para apresentar uma queixa no Ministério Público. “Não é matéria de crime”, disse.
Quanto ao facto de Paulo Espírito Santo ter afirmado nas redes sociais que Fernando Costa teria mentido no programa, o edil caldense limitou-se a dizer “não respondo a isso” e que deixa esse tipo de questões “para o interior do partido”.

Entrevista em programa de humor

O presidente da Câmara das Caldas foi convidado para o programa do humorista conhecido como Nilton, em conjunto com a jornalista Cristina Esteves.
Fernando Costa teve uma presença sóbria no programa de humor porque tentou não ser “brejeiro ou demasiado brincalhão” e a única critica que ouviu depois da sua participação foi de uma pessoa que achou “que eu deveria ter brincado mais”.
Foram abordadas questões relativamente às Caldas da Rainha, mas também houve perguntas difíceis como quando se falou do caso de Alberto João Jardim. O autarca caldense admitiu que o seu colega de partido teria culpa na actual situação financeira do arquipélago, mas também disse que há “muita hipocrisia” na forma como o assunto é abordado por algumas pessoas.
Na entrevista Fernando Costa vangloriou-se também do dinheiro que terá poupado ao erário público por não ter motorista e assumiu que também gostava de fazer o papel de fiscal municipal, ao que o entrevistador comentou ironicamente que “não faz nada como presidente da Câmara” porque andaria a fazer “outras coisas”.
Fernando Costa não se coibiu de dizer que “infelizmente a grande maioria das câmaras municipais está altamente endividada” e que os futuros presidentes das autarquias, que venham a ser eleitos, poderão vir a ter muitas dificuldades por causa disso. No entanto, garantiu que no caso das Caldas isso não irá acontecer. “Se a minha câmara viesse a falir, e não vai, seria a última”, afirmou.

 

Salários em atraso no Centro da Juventude

Os sete funcionários do Centro da Juventude ainda não tinham recebido os seus vencimentos, relativos a Setembro, à hora de fecho desta edição da Gazeta das Caldas, apesar de habitualmente receberem ao dia 23 de cada mês.
O CJ é gerido pela Associação de Desenvolvimento da Juventude (ADJ), cuja direcção e financiamento é assegurado pela Câmara das Caldas.
Segundo o vereador Hugo Oliveira, que preside à ADJ, o atraso no pagamento dos vencimentos deve-se ao adiamento da transferência mensal de cerca de 7.500 euros efectuada pela Câmara das Caldas, verba com a pagam os salários, pelo facto de terem surgido algumas dúvidas nos serviços jurídicos da autarquia relativamente ao protocolo entre as duas entidades.
“O protocolo que existia renovava-se automaticamente e depois há deliberações avulsas. É preciso juntá-las todas numa deliberação só”, explicou Hugo Oliveira.
O autarca garante que a situação financeira do Centro da Juventude está controlada, mas há também um atraso de transferência de algumas verbas por parte da Câmara para a ADJ, no âmbito da organização da animação de verão, o que traz também alguns constrangimentos de tesouraria.
Hugo Oliveira estava convicto que tudo ficaria resolvido em pouco tempo e que os vencimentos seriam pagos durante esta semana.