Secretário de Estado da Cultura inaugurou 200 metros de percurso pedonal

0
499
Gazeta das Caldas

IMG_3807Depois da abertura do concurso público de concessão do hotel no mosteiro de Alcobaça e antes da inauguração do Jardim do Amor, deu-se a inauguração da obra de pedonalização da Levada (troço do Lameirão), cabendo a Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, o descerrar da placa.

A pedonalização do rio Alcoa começou, assim, com a inauguração deste percurso com cerca de 200 metros, mas a ideia da autarquia é criar uma via pedonal de 14 quilómetros que percorra o rio Alcoa da nascente até à foz.

Paulo Inácio aproveitou para apresentar as linhas gerais do Parque Verde, que terá sete hectares.

“Queremos no início de 2016 começar o Parque Verde para a cidade, que estará pronto nos primeiros meses de 2017”

, disse Paulo Inácio, esperançoso de inaugurar nesse mesmo dia o Jardim do Obelisco.

Em relação a este jardim, disse que era “criminoso” que os alcobacenses dispusessem daquele espaço e não o pudessem usufruir. O autarca disse que se trata de “uma área de ampliação da visitação do mosteiro que tem estado fechada e que urge recuperar”. Nesse sentido, o edifício que ali se situava há mais de 100 anos foi demolido, sendo o entulho usado para pavimentar o caminho.

Em relação à Levada e ao Jardim, disse Jorge Barreto Xavier que são “passos que damos juntos, Estado e município, numa articulação fundamental para o desenvolvimento”.