Associação do Arco da Memória ganhou a Rota dos Presépios da freguesia dos Vidais

0
848
Presépios
O presidente da Junta dos Vidais, Virgílio Filipe, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira e o presidente da Assembleia de Freguesia, José António, durante a entrega dos prémios

O presépio da Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Arco da Memória foi o vencedor da terceira edição da Rota de Presépios da Freguesia dos Vidais. A iniciativa terminou no sábado, 7 de Janeiro com a entrega de prémios aos melhores  “Presépios da minha Aldeia”. Em segundo lugar classificou-se a proposta da Associação dos Amigos da Matoeira e, em terceiro, o presépio da Associação dos Mosteiros. Ao todo, a população  construiu 13 grandes presépios que estiveram expostos até 6 de Janeiro em vários locais da freguesia.

A principal sala da Junta de Freguesia dos Vidais foi pequena para todos os que quiseram assistir à cerimónia de entrega dos prémios do concurso “Presépios da minha Aldeia” no final da tarde de sábado, 7 de Janeiro.
Gente de todas as idades ali se juntou para saber quais as propostas que o júri – constituído pelo escultor Carlos Oliveira, pelo ceramista Carlos Enxuto e pela responsável pelo Museu do Hospital, Dora Mendes – decidiu distinguir.
E a primeira distinção foi para o presépio da Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Arco da Memória, seguido do da Associação Recreativa e Cultural dos Amigos da Matoeira e em terceiro o presépio da Associação Recreativa Desportiva e Cultural Mosteiros.
“Os Vidais são uma grande freguesia, creio que estão todos de parabéns dado que fizeram um excelente trabalho. Este foi um dos maiores eventos aqui realizado!”. Palavras do presidente da Junta dos Vidais, Virgílio Filipe para quem o menos importante são os prémios e as distinções. Mesmo sendo ano de eleições eleitorais, o autarca espera que esta iniciativa possa ter continuidade dado que a população gosta deste evento “que atrai tanta gente à nossa freguesia”.
Além do Colégio Brinquinho, este ano foi a primeira vez que participou a empresa Vidais Planta e Virgílio Filipe espera que, no futuro, a iniciativa possa contar com a participação de mais entidades privadas.
Por seu lado, o presidente da Assembleia de Freguesia, José António, sublinhou que esta Rota surgiu de uma proposta pelo órgão que representa e, neste momento, crê que esta “já atingiu o seu principal objectivo que é a divulgação dos nossos lugares”. Desta forma, dá-se a conhecer também “o melhor que nós temos: o convívio e a boa gastronomia”. Com esta rota, o autarca também quer atrair novas pessoas para viver nos Vidais, onde se vive de uma forma mais calma do que nas cidades.
José António contou que recebeu telefonemas de amigos dos EUA, Canadá e Suíça que conheceram a rota dos presépios pelos jornais e Internet.
“Estamos todos orgulhosos, com o trabalho desenvolvido e temos que mostrar as vantagens de viver nas freguesias”, disse.
O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, iniciou a sua intervenção expressando o pesar pela morte de Mário Soares. Depois destacou que, a cada ano que passa, o conjunto dos trabalhos é melhor, além de ter contado com mais participantes e visitantes.
“Esta freguesia, de características rurais, tem vários lugares e recantos que merecem ser conhecidos e esta rota é boa para os divulgar”, referiu.
O escultor Carlos Oliveira, porta-voz do júri, agradeceu a oportunidade de conhecer melhor “esta bela freguesia” e sublinhou também o bom uso de materiais e técnicas de construção que os concorrentes usaram. Este foi também um dos critérios de avaliação.
O artista caldense, que tem um atelier artístico, diz que quando concorre a prémios costuma dizer ao seu pessoal: “Ou ganhamos ou aprendemos!”. E foi esta a mensagem que deixou a quem participou nesta edição que contou com 13 presépios, feitos por grupos de amigos, moradores e elementos das associações locais. Autarcas, população e convidados juntaram-se no final para um jantar convívio que encerrou esta terceira edição da Rota dos Presépios da minha Aldeia.

Classificação

 

[caption id="attachment_78576" align="aligncenter" width="5000"]Arco Memoria O presépio vencedor, com as figuras em madeira e o estábulo em pedras, obteve um prémio de 350 euros[/caption]

1º: Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Arco da Memória
2º: Associação Recreativa e Cultural dos Amigos da Matoeira
3º: Associação Recreativa Desportiva e Cultural Mosteiros
4º: Os Catraios da Catequese
5º: Moradores do Lugar da Ribeira de Crastos
6ºAmigos de Cortem
7º (em ex aequo)
– Vidais Planta de Maria Margarida Botelho Moniz Silva Marques
– Associação Desenvolvimento Local Carrasqueira
– Colégio “O Brinquinho”
– Moradores da Rabaceira
– Centro Social Paroquial N.º S.ª da Piedade de Vidais
– Moradores dos Casais da Igreja
– Associação Recreativa Cultural e Desportiva do Casal do Rei