Caldense Sabina Ramalho distinguida higienista oral do ano de 2022

0
540
Sabina Ramalho recebeu o prémio da Associação de Higienistas Orais

Aquela profissional integra a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS Oeste Norte) e trabalha nos concelhos de Óbidos e Nazaré

Ainda é com emoção que Sabina Ramalho fala do prémio que recebeu, no mês passado, da Associação de Higienistas Orais, aquando do congresso nacional.
“É o reconhecimento do trabalho que tem sido feito ao longo do tempo e por pessoas que, muitas delas, foram já minhas professoras e tenho-as como exemplo”, reconhece a higienista oral do ano de 2022 à Gazeta das Caldas.
A distinção, feita anualmente durante o congresso nacional destes profisionais, só é conhecida na cerimónia de encerramento, surpreendendo o eleito desse ano.
Sabina Ramalho terminou a licenciatura em 2000 e começou a trabalhar na área da comunidade. Iniciou o percurso laboral com um projeto de investigação na Faculdade de Medicina Dentária e, depois, ingressou no Centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques, em Leiria, até que, em 2009, transferiu-se, por mobilidade, para o ACeS Oeste Norte, começando a trabalhar nos centros de saúde de Óbidos, Peniche e Bombarral.
Ao longo do tempo foi deixando alguns concelhos, como Peniche, para onde foi outra profissional, e o do Bombarral, dedicando-se, neste momento, aos concelhos de Óbidos e Nazaré, este último desde há um ano.
Nestes concelhos implementa o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, trabalhando com as crianças ao nível da sensibilização, triagem dos dentes, consultas e posterior encaminhamento, caso haja essa necessidade, para o dentista. Além disso, tem dinamizado diversos projetos de intervenção comunitáaria, nomeadamente junto dos mais novos e também da população sénior. “Deviámos de intervir na gravidez, mas como nem sempre há essa possibilidade de chegar às futuras mães, então que seja logo nos primeiros anos da criança”, explica Sabina Ramalho, dando conta do seu trabalho nos jardins de infância com a promoção da saúde e implementação da escovagem dos dentes.

Projetos na comunidade
Desde 2009 que todos os alunos do 1º ciclo do concelho de Óbidos escovam os dentes e, mais recentemente, a iniciativa foi alargada ao 2º ciclo.
“As crianças do 1º ao 6º anos lavam os dentes na escola, só não o fizeram durante o período da pandemia, mas vamos retomar em setembro”, explicou à Gazeta das Caldas. Para além deste trabalho, desenvolvido em parceria com o município, têm também sido dinamizados projetos direcionados a pessoas com multideficiência e com necessidades especiais. Um deles consiste numa história, com tradução nas diferentes linguagens, que foi premiado no Bibiofilmes Festival e Plano Nacional de Leitura.
Foi também criado um CD, denominado Saúde Oral com Criatividade, que aborda as temáticas da saúde oral de forma interativa através da elaboração de histórias com conteúdos pedagógicos.
Outra das vertentes deste trabalho comunitário tem sido a sensibilização para a saúde oral junto dos idosos, que frequentam o projeto Melhor Idade. A profissional vai aos centros de dia trabalhar a promoção para a saúde, prevenção e informar que têm direito aos complementos solidários, como o cheque dentista. Os utentes também fazem trabalhos práticos, normalmente de forma artística, sobre os conteúdos aprendidos.
E, embora seja difícil avaliar o impacto da intervenção, sobretudo nestas idades, Sabina Ramalho nota resultados, principalmente na utilização das consultas. “Se não são chamados em determinada altura procuram-nos para saber as razões e há muitos pais a questionar porque é que neste momento não se está a escovar nas escolas”.
Falta apenas “chegar à casa das pessoas!”, diz, acrescentando que têm abarcado todo o contexto escolar e dos seniores, através dos centros de convívio. Há ainda “novos projetos que estão a ser preparados para trabalhar com a comunidade”, informa a higienista oral, acrescentando que o trabalho é facilitado quando há parcerias e destacando o papel do novo diretor do ACeS Oeste Norte, João Gomes, na valorização dos colaboradores. “Sempre tive vontade de fazer melhor e agora estou ainda mais motivada”, conclui. ■