Caloiros recebidos com exposição de finalistas

1
524
Os alunos finalistas apresentaram os seus trabalhos de final de curso

No mesmo dia, 24 de Setembro, em que os novos alunos da ESAD foram recebidos pela direcção da escola e professores na habitual cerimónia no auditório da escola, abriu ao público a exposição dos finalistas do curso de Artes Plásticas e Design Industrial.
Os trabalhos podem ser vistos no edifício principal da escola até 4 de Outubro, dia em que se realiza uma cerimónia de encerramento com alunos e entidades convidadas. A exposição dos trabalhos dos finalistas dos restantes cursos tinha decorrido em Julho.
Para a directora da escola, Susana Rodrigues, é muito positivo que os recém-chegados se deparem com esta exposição e vejam o que é produzido na ESAD, até como forma de motivação e inspiração para o ano lectivo.O auditório estava repleto de novos alunos que durante mais de uma hora ouviram falar tudo sobre a sua escola, aquilo que os espera e todos os serviços disponíveis. “Damos as boas-vindas e incentivamos a integração no ambiente académico”, explicou a directora.
De 15 a 18 de Outubro a Associação de Estudantes da ESAD vai receber os novos alunos, este ano baptizados de “sobrinhos”, com uma série de actividades que tradicionalmente se realizam no início do ano lectivo da escola. Para além da “procissão” pelas Caldas e um jantar com todos os alunos, vai haver várias festas e concertos.
Este ano os cursos da escola de artes das Caldas voltaram a ter uma grande procura, com quase cem por cento das vagas preenchidas. No total são 330 novos alunos. Só há vagas na segunda fase para o curso de Design de Cerâmica e Vidro ou, eventualmente, para cursos onde os alunos que entraram não efectuem a sua matrícula.

Visões diferentes sobre os cortes financeiros

“A ESAD está de boa saúde e recomenda-se”, referiu Susana Rodrigues, apesar dos cortes financeiros no orçamento. A directora garantiu que não havia muitos estudantes a desistirem dos cursos devido a dificuldades económicas, destacando que o Fundo de Apoio Social a Estudantes do IPL tem “sabido responder às desistências que os alunos antevêem por dificuldades económicas, arranjando-lhe uma actividade de curta duração” e permitindo-lhes que possam pagar desta forma as propinas.
Carolina Ribeiro, presidente da Associação de Estudantes da ESAD, tem uma visão mais pessimista porque conhece vários casos de alunos que “congelaram” a matrícula por não terem possibilidades financeiras de continuarem a estudar. “Eu própria ainda tenho duas cadeiras para fazer e se não arranjar trabalho, não vou poder concluir o curso”, comentou.
Carolina Ribeiro termina este ano o seu curso e para o próximo mandato será Francisca Venâncio, actualmente vice-presidente da direcção, que irá assumir a liderança da equipa que há três anos reavivou a associação de estudantes na ESAD, que estava parada.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

1 COMENTÁRIO

  1. Este deveria ser o exemplo a seguir por outras universidades receber os caloiros desta forma simpatica e atrativa e demonstrativa da capacidade dos alunos finalistas e dos excelente trabalho feito pelos professores na ESAD.