Centro Escolar e saneamento básico em foco na Assembleia de Freguesia de Alfeizerão

0
391

A Assembleia de Freguesia de Alfeizerão foi, desta vez, realizada na Associação de Vale Maceira, no passado dia 21 de Junho. Apareceram 25 fregueses, uma das maiores assistências em actos desta natureza, e por isso foram elogiados. Os assuntos apresentados foram vários, com realce para o Centro Escolar, cujo projecto foi, finalmente, aprovado pelo Tribunal de Contas. O presidente da Junta, Leonel Ribeiro, referiu que o restaurante que dá apoio às festas só será deslocado para outro lugar após a feira anual de Setembro. Pelo que se prevê, o começo dos trabalhos do Centro Escolar ocorrerá, possivelmente, em Outubro próximo.
A obra do saneamento em Vale Maceira está, praticamente, pronta. Apenas estão por esclarecer alguns pormenores sobre as respectivas ligações, uma questão bastante discutida pelo público presente, que ocupou algum tempo. A criação de um jardim no largo da antiga escola primária e um abrigo para proteger as crianças que esperam pelo transporte foram propostas apresentadas pela vogal Margarida Lourenço (PSD).
Do lado do PS, Vitor Castro voltou a questionar o executivo sobre o orçamento para 2019, uma vez que este ano só foi considerada a verba de 141 mil euros, ou seja, menos 50%, aproximadamente, em ralação ao ano anterior.
A ciclovia para S. Martinho do Porto foi, uma vez mais, lembrada por Mota Pedro, que acha que esta é uma questão para esquecer visto que já há 30 anos se fala desta obra e nada ainda foi feito. Também se referiu ao excesso de velocidade dos veículos que circulam entre Vale Maceira e Alfeizerão.
A falta de segurança no Centro de Acolhimento (CAES) foi reclamada por uma moradora da rua onde o mesmo está instalado. O Miradouro da Pousada e o embelezamento da rotunda da A8 estão esquecidos. Parte da Rua Padre João Matos Vieira não oferece segurança, dada a falta de passeios.
Leonel Ribeiro informou que, efectivamente, alguns condutores abusam não cumprindo com as regras e disse que a Junta de Freguesia iria avisar a GNR para que se possam evitar possíveis acidentes. Quanto à rotunda e ao Miradouro, respondeu que dizem respeito ao pelouro das Obras Públicas da Câmara de Alcobaça ou às Infra-estruturas de Portugal (IP).
Por fim, interveio Paulo Sábio, da Creche Familiar de Barrantes (Tornada) para falar sobre a hipótese de poderem utilizar a antiga escola primária de Vale Maceira para prosseguir o seu projecto. O edifício estava cedido à Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, que face ao interesse da Creche se desinteressou do mesmo.