Hospital das Caldas sofre reorganização para melhorar atendimento

0
1155
Vai ser criada uma nova enfermaria Covid nas Caldas

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) implementou, ao longo da última semana, uma reorganização no Hospital das Caldas da Rainha, “no sentido de reforçar a capacidade da respetiva Área Dedicada ao Atendimento de Doentes Respiratórios (ADR) do Serviço de Urgência Geral”, enquanto se aguarda a construção de um edifício modular, que “permitirá a respetiva expansão no exterior” da unidade hospitalar.

A entidade fez saber que se prevê a abertura a breve trecho de um enfermaria não covid no Hospital de Peniche, o que permitirá aliviar o Hospital de Torres Vedras.

O CHO assumiu que as últimas semanas “têm sido marcadas por uma enorme pressão assistencial e crescente procura de doentes”, agravada pela ocorrência de um surto interno na unidade de Torres Vedras, de “surtos com um número muito relevante de infetados em vários Lares da região”, bem como “pelo efeito do frio extremo registado na generalidade do país”.

Esta segunda-feira, encontravam-se 101 doentes infetados com covid-19 internados em enfermaria no Centro Hospitalar do Oeste: 35 na Unidade de Caldas da Rainha e 66 na Unidade de Torres Vedras.

“A lotação não está ainda esgotada, encontrando-se, no entanto, perto do limite da capacidade. A taxa de esforço do Hospital no que respeita a camas covid-19 ultrapassa já os 40%, relativamente às camas não covid”, sublinhou o CHO.