Corrida ao combustível começou três dias antes da greve

0
882
Na quinta-feira, 8 de Agosto, gerou-se uma corrida aos combustíveis que durou até à noite. Só no fim-de-semana a procura acalmou.

A greve dos motoristas de transporte de matérias perigosas confirmou-se. Na segunda-feira 12 de Agosto, dia do fecho desta edição, cessou o abastecimento aos postos de combustível. No entanto, nas Caldas da Rainha, consumidores e comerciantes preveniram-se e ainda havia gasóleo e gasolina em praticamente todos os postos das Caldas e Óbidos.
Os caldenses seguiram o conselho do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e foram abastecer-se na quinta e na sexta-feira. Logo no primeiro dia houve postos de abastecimento que esgotaram o stock, sobretudo de gasóleo simples. Em todos os postos as filas foram uma constante ao longo do dia, embora de forma constante e fluída. O cenário foi idêntico na sexta-feira. Nalguns casos a filas chegavam à estrada, mas não de forma exagerada.
Este ritmo de procura permitiu aos comerciantes reabastecerem os postos, na medida do possível, durante o fim-de-semana, quando a procura decresceu.
Na segunda-feira, dia do arranque da greve, o mapa do portal Já Não Dá Para Abastecer, criado para informar os consumidores dos locais onde podem encontrar combustível, mostrava os concelhos das Caldas e Óbidos a verde, ou seja, sem falta de gasolina ou gasóleo. Apenas em Peniche surgiam postos a amarelo (sem um dos combustíveis). No Bombarral, alguns postos não tinham combustível, segundo informação daquele portal.