Este ano o número de alunos nos dois concelhos sofreu um ligeiro decréscimo, na ordem de 1,5%, o que significa um abrandamento da quebra do número de jovens em idade escolar. É que, há um ano, o número de alunos na região tinha diminuído 2,3%. O Colégio Rainha D. Leonor continua a ser o mais afectado com a diminuição de alunos, enquanto o Agrupamento de Escolas Raul Proença foi o que mais cresceu.
Há ainda a destacar o ensino profissional que, incluindo as escolas profissionais, ultrapassou o número de alunos que optam pelo ensino secundário regular.

No conjunto de todos os estabelecimentos de ensino que têm a partir do 1º ciclo e cujos dados Gazeta das Caldas teve acesso, há apenas um aluno a menos em relação ao ano passado nos concelhos de Caldas e Óbidos. Porém, este dado não significa que esteja estancada a quebra de natalidade que tem vindo a fazer decrescer o número de crianças e jovens nas escolas. Este ano juntámos a esta estatística o Centro Social e Paroquial das Caldas da Rainha, que disponibiliza ensino pré-escolar e do 1º ciclo, pelo que se descontarmos os 145 utentes deste estabelecimento, significa que houve um decréscimo de 1,5% na população em idade escolar nos concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos. Mesmo assim, um decréscimo menor que o verificado há um ano, que foi de 2,3%.
Os números deste ano voltam a não incluir o Colégio Frei Cristóvão que, pelo terceiro ano consecutivo, não disponibilizou os seus dados.