ESAD preenche totalidade das vagas em oito de nove cursos

1
524
Dos nove cursos leccionados pela ESAD, apenas Design de Cerâmica e Vidro não ficou totalmente preenchido

Apenas 15 das 330 vagas que a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) pôs este ano a concurso ficaram por preencher depois da segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Os resultados foram conhecidos no passado dia 27 de Setembro e a escola caldense esgotou a lotação de todos os cursos, com excepção para Design de Cerâmica e Vidro.
Já no final da primeira fase do concurso, este era o curso que registava menos procura, o que tem acontecido todos os anos. Ainda assim, a directora da escola, Susana Rodrigues, garantia acreditar “piamente que o curso tem saída, por isso continuamos a insistir”. Conhecidos os resultados da segunda fase, Gazeta das Caldas tentou obter uma reacção do responsável pelo curso, Fernando Carradas, mas o docente preferiu deixar qualquer comentário para mais tarde, quando o concurso estiver concluído. Falta ainda a terceira fase, cujos resultados são conhecidos na próxima quinta-feira, 11 de Outubro.Mas os bons resultados da ESAD não são únicos no universo das cinco escolas que compõem o Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria). A Escola Superior de Saúde de Leira tem todos os seus cursos preenchidos na totalidade. Nesta escola, revela o IP Leiria em comunicado, houve 1.090 candidaturas para 236 vagas e na ESAD registaram-se 1256 candidaturas para 330 vagas.
Também a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche viu os cursos de Biologia Marinha e Biotecnologia, Gestão Turística e Hoteleira, Turismo, e Restauração e Catering preenchidos. O mesmo aconteceu com Engenharia Informática, Gestão, Solicitadoria, Contabilidade e Finanças, e Biomecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Desporto e Bem-estar (diurno e pós-laboral), Serviço Social, Tradução e Interpretação Português/Chinês – Chinês/Português, e Comunicação Social e Educação Multimédia (diurno), da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS).
Nesta segunda fase de colocações no Ensino Superior, o IP Leiria recebe dois mil novos estudantes. Números semelhantes aos que tinham já sido alcançados no ano passado e que para o presidente da instituição, Nuno Mangas, “vêm comprovar a aposta da instituição na contínua melhoria da qualidade da oferta, que faz deste um Instituto muito atractivo para estudantes de todos os distritos do País”. O IP Leiria regista uma grande procura, não obstante “a conjuntura tão adversa como a que atravessamos, e as mudanças no acesso aos cursos de engenharia, por exemplo, que dificultaram este ano o acesso a muitos estudantes”, salienta o responsável.
Nuno Mangas acrescenta que “o Politécnico de Leiria é uma das Instituições de Ensino Superior que mais estudantes acolhe, continuando a afirmar-se pelo seu ensino de qualidade, altamente profissionalizante e com elevadas taxas de empregabilidade”.
Na região, o Politécnico de Leiria voltou a ser a instituição de Ensino Superior com melhores resultados nas colocações de alunos. Em Santarém, apenas o curso de Educação Básica na Escola Superior de Educação preencheu todas as vagas postas a concurso. Por outro lado, Engenharia do Ambiente (pós-laboral) da Escola Superior Agrária de Santarém, não teve um único colocado, havendo ainda a registar diversos cursos do Politécnico de Santarém apenas com uma colocação nesta fase do concurso.
No Instituto Politécnico de Santarém a excepção é a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, onde a maior parte dos cursos tem uma taxa de ocupação de 100%. Apenas Treino Desportivo (regime pós-laboral) e Gestão das Organizações Desportivas têm vagas para a terceira fase do concurso.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

1 COMENTÁRIO

  1. A ESAD na minha opiniao e um estabelecimento de ensino com excelente qualidade quer por parte dos professores,quer por parte dos funcionarios que dignificam bastante a mesma e merecem por todos o respeito pelo trabalho por eles desenvolvido.Os meus parabens a todos e que continuem a dignificar a ESAD