Formandos apresentam empresa virtual de confecção de alimentos

0
489
Apresentação

Na passada segunda-feira decorreu a apresentação da empresa fictícia TC Kuase, Lda, no auditório da Câmara das Caldas, pelos formandos do curso de Técnico de Contabilidade do Gabinae. Esta apresentação tinha como objectivo demonstrar ao público e às empresas onde os 15 formandos irão estagiar, as competências que foram adquiridas durante o último ano de formação.
A TC Kuase é uma empresa de confecção de alimentos congeladas, que tem como público-alvo mães trabalhadoras. É uma empresa virtual, mas o grupo decidiu levar a ideia a sério. Esta partiu de duas amigas, igualmente virtuais, ambas donas de casa, mães e com empregos exigentes, que compreendiam que nos dias de hoje, mesmo com pouco tempo, as refeições caseiras ainda são prato de eleição para muitos.

Durante a apresentação deram a conhecer outros pormenores da empresa, tal como a localização na Zona Industrial, os pratos disponíveis até ao momento, entre os quais estão arroz de pato, lasanha de atum e carne estufada, e o resultado líquido deste primeiro ano: perto dos 160 mil euros. Ficaram também os agradecimentos ao Banif, à florista Aroma do Campo, o pronto-a-vestir Grande Gala e à doçaria Pecados do Céu, que colaboraram neste projecto.
Porém a estrela da noite não é apenas a empresa, mas sim os formandos que a criaram, desenvolveram e não desistiram, sempre apoiados e incentivados pelos mediadores e o coordenador do curso. “O principal foi mesmo incentivá-los” diz Joana Tornada, mediadora, após ter sido presenteada com flores pelos seus formandos. Carlos Esteves, coordenador do curso, acrescenta ainda que “eles atingiram todos os objectivos e vão sair daqui com conhecimentos mais práticos do que outras pessoas que acabam o 12º ano, deixando-os mais preparados para o mercado de trabalho”.
Os formandos partilham da mesma opinião que os formadores e apesar de terem tido “imenso trabalho, correu muito bem”, garante Teresa Lopes, uma das formandas. Cláudio Silva conta que “estava desempregado há três meses quando me inscrevi e fiquei bastante contente com este curso. Sinto-me mais preparado para o mercado de trabalho e acho que temos todos de estar muito agradecidos ao Gabinae”.
M.A.